Distribuição

JM investe mil milhões até 2009

Por a 17 de Outubro de 2006 as 12:41

JM investe mil milhões até 2009

O grupo Jerónimo Martins (JM) vai investir mil milhões de euros no triénio 2007-2009, prevendo abrir até 360 lojas discount Biedronka na Polónia, 60 lojas Pingo Doce e 25 a 30 Feira Nova: Durante a apresentação do “Investor´s Day”, o grupo revelou ainda esperar um crescimento de aproximadamente 60% nas vendas, chegando aos seis mil milhões de euros, face aos 3,8 mil milhões de euros consolidados de 2005.

Na apresentação ficou, aliás, bem clara a importância que a actividade desenvolvida na Polónia possui para o grupo, verificando-se que as vendas da Biedronka no exercício transacto totalizaram 1,348 mil milhões de euros, enquanto os negócios “indoor” dividiram-se entre os 853 milhões do Pingo Doce, 685 milhões do Feira Nova, 578 milhões do Recheio e 241 milhões resultantes das restantes actividades da JM.

Durante o primeiro semestre de 2006, a Jerónimo Martins apresenta um crescimento das quotas de mercado, tanto em território português como na Polónia, revelando que a vendas aumentaram em 13,9%, correspondendo a mais 68 mil metros quadrados de loja, ou seja, mais 9% de espaço.

No “Investor´s Day” ficou ainda claro que o crescimento de novos espaços esperado até ao final de 2006 se situa entre os 10 e 12%, enquanto em termos de lojas, o Pingo Doce terá mais 10 lojas, Feira Nova mais 7, Recheio apenas mais uma e o discount polaco da Biedronka deverá possuir mais 100 lojas, ultrapassando assim as 900.

De referir ainda que, de acordo com os responsáveis da Jerónimo Martins, o investimento a realizar até final de 2006 deverá rondar os 300 milhões de euros, sendo que 60% será canalizado para o mercado português, enquanto os restantes 40% “viajarão” até à Polónia.