FMCG Marcas

FIPA publica boas práticas

Por a 17 de Outubro de 2006 as 12:39

A Federação das Indústrias Portuguesas Alimentares (FIPA) apresentou ontem, Dia Mundial da Alimentação, a brochura “Iniciativas da Indústria Alimentar para a Promoção de Estilos de Vida Saudável”, produzida no âmbito da iniciativa Vitalidade XXI – Indústria Alimentar por uma Vida Saudável. O objectivo é divulgar as boas práticas da indústria alimentar para a promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Entre Maio e Setembro de 2005, a FIPA promoveu, enquanto membro do Plano Nacional de Combate à Obesidade, uma auscultação aos profissionais do sector, aos parceiros (grande distribuição, restauração, publicidade, etc.) e às instituições (Estado, associações de defesa do consumidor, de saúde e nutrição, de pais, doentes e os media). «Concluímos que a indústria já tem um património de boas práticas face ao problema da obesidade. Esse património era pouco conhecido ou desconhecido, daí a publicação da brochura», explicou Isabel Sarmento, directora-Geral da federação, na apresentação pública de ontem. Na sequência do estudo A Indústria Alimentar e os Estilos de Vida Saudáveis – a Percepção das Partes Interessadas, a FIPA contactou mais de 30 entidades para que apresentassem as iniciativas saudáveis que já implementavam. A brochura reúne um caso de cada empresa. «O objectivo é partilhar os bons exemplos e incentivar a sua replicação», sublinharam os responsáveis da indústria.

Na avaliação das políticas ou acções apresentadas, a FIPA teve em conta os critérios de boas práticas da Confederação Europeia da Indústria Agro-Alimentar (CIAA): o estabelecimento de parcerias entre o sector privado e o sector público/instituições; a promoção de estilos de vida saudáveis; a informação disponibilizada aos consumidores; o marketing e publicidade responsáveis; a diversificação da oferta (modificação nas porções e/ou da composição) e o envolvimento dos colaboradores do sector e seus familiares nas acções de informação.

A brochura, com tiragem de 3000 exemplares, será distribuída pelos associados da FIPA e disponibilizada online na página da federação. Contra as reivindicações de alguns nutricionistas a favor de legislação que proíba alimentos prejudiciais à saúde dos consumidores, Jorge Henriques, presidente da FIPA, argumenta com a liberdade de escolha dos consumidores: «Há um caminho de auto-regulação da indústria e seus parceiros em que acredito. Em termos de qualidade, segurança e diversidade da oferta, a indústria evoluiu de forma abismal».

Paralelamente, a FIPA anunciou a adopção do “Plano para a Rotulagem Nutricional”, aprovado pela CIAA, que assenta na representação gráfica das quantidades de nutrientes essenciais que o alimento contém na parte frontal e traseira da embalagem.