Veículos

MAN com 14,3% da Scania

Por a 13 de Outubro de 2006 as 14:41

scania

A MAN, fabricante alemão de camiões, adquiriu 14,3% da sua rival sueca Scania, numa operação considerada hostil pelo Conselho de Administração do fabricante sueco, bem como por dois dos principais accionistas desta – Volkswagen (VW) e Investor.

Recentemente a Volkswagen – que já detinha 34% da Scania – surpreendeu o mercado com o anúncio da compra de 15% das acções da MAN, garantindo na altura que o objectivo não passava pela aquisição integral da empresa.

Para muitos considerada como forma a ganhar poder nas negociações com a VW, sabendo-se do interesse do grupo alemão entrar na produção de camiões, o presidente da Volkswagen, Bernd Pischetsrieder, deu um prazo de quatro semanas para que a MAN e Scania chegassem a um acordo de cooperação, salientando que «a VW não aceitará nenhuma sugestão que sacrifique possíveis sinergias». Na altura o presidente do grupo VW admitiu que, caso os dois fabricantes não chegassem a acordo, a empresa tomaria medidas hostis, concluindo que «não haveria outra solução», não avançando, contudo, quais serrão.

O próprio Pischetsrieder admitiu recentemente que a protecção da unidade de veículos comerciais ligeiros da Volkswagen fora um dos principais motivos por trás da aquisição de parte da Scania, em 2000, e agora da MAN.