Não Alimentar

Starbucks e Vips fora de Portugal

Por a 12 de Outubro de 2006 as 17:10

Starbucks e Vips fora de Portugal

O grupo Starbucks, líder mundial dos cafés, e o grupo espanhol líder de restauração Vips, seu parceiro para os mercados ibérico e francês, já não vão entrar no mercado português. A participação da Goldman Sachs no capital social do grupo espanhol implicou uma viragem na estratégia da empresa, cujos investimentos se centrarão nos mercados espanhol e francês, avançou hoje o Diário Económico (DE).

A 3 de Julho deste ano, o Goldman Sachs Capital Partners (GSCP), que gere a actividade de “private equity” do Goldman Sachs Group, anunciou a aquisição de 30% do capital do Grupo Vips. No comunicado que deu conta do negócio lê-se que «esta operação proporciona ao Grupo Vips o apoio incondicional para colaborar na implementação do ambicioso plano de expansão do grupo que se desenvolve com a abertura de novos estabelecimentos das suas principais marcas em Espanha e da Starbucks em Espanha e França».

Desta forma, parece não se confirmar a informação divulgada pelo DE em Maio de 2005, segundo a qual o crescimento da parceria Vips/Starbucks para o território português seria «um passo natural». Citada hoje pela notícia do DE, a mesma «fonte oficial» afirma agora não ter «qualquer informação relativa à Strabucks e ao mercado português neste momento». Até agora, nenhuma das insígnias entrou no mercado nacional.