Distribuição

Carrefour aumenta vendas em 2,5%

Por a 12 de Outubro de 2006 as 17:11

Carrefour aumenta vendas em 2,5%

O líder do retalho europeu – Carrefour – divulgou ontem os seus resultados trimestrais, apresentando um aumento das vendas globais like-for-like de 2,5% representando uma facturação superior a 22,1 mil milhões de euros, o que no total perfaz uma evolução de 6,8%. Estes números representam um crescimento de 2,2% (like-for-like), se analisados os primeiros nove meses de 2006, facturando o grupo francês perto de 64 mil milhões de euros neste período, totalizando esta evolução na sua globalidade os oito pontos percentuais.

Analisando detalhadamente os números apresentados pelo grupo gaulês, o país de origem continua a possuir a maior fatia na facturação, com as vendas em território francês a ascenderem a mais de 10,6 mil milhões de euros, representando uma evolução de 2,4% na facturação like-for-like. Nos primeiros nove meses de 2006, a facturação em solo gaulês ascende já aos 30,6 mil milhões de euros, representando um crescimento like-for-like de 2,7%. Os dados do Carrefour referem ainda que, em França, retirando o negócio gasolineiro, as vendas nos hipermercados cresceram 3,6% e nos supermercados 4,7%, enquanto o discount se ficou por uma evolução de 1,7% e as lojas de conveniência nos 2,8%.

De acordo com a TNS Secodip, o Carrefour refere ainda, em comunicado, que conquistou 0,3% do mercado alimentar em França durante o período em análise.

Quanto à operação do Carrefour “fora de portas”, destaque para o Continente europeu, tendo crescido nas vendas like-for-like 2,9%, com um valor de facturação superior a 8,4 mil milhões de euros. Analisando os primeiros nove meses de 2006, a evolução do negócio europeu (excepto França) cresceu a números mais reduzidos, ficando-se pelos 1,5%, representando vendas de mais de 24 mil milhões de euros.

No ranking de regiões/continentes “explorados” pelo Carrefour, o negócio na América Latina aparece em terceiro lugar. De facto, foi nos países da América Latina que o Carrefour conheceu maior evolução, tendo crescido nas vendas like-for-like 4,6%, representando vendas de mais de 1,7 mil milhões de euros. Se o crescimento neste trimestre foi assinalável na América Latina, a operação, tendo em conta os nove meses de 2006, foi ainda melhor. Com um crescimento de cinco pontos percentuais, representando vendas superior a 5 mil milhões de euros, no total a região da América latina cresceu 20,8% quando comparada com período homólogo.

Por fim, o Continente asiático foi o único a registar uma quebra nas vendas like-for-like neste terceiro trimestre. Com uma redução de 1,6% na facturação, as vendas caíram para os 1,4 mil milhões de euros, enquanto na análise global dos primeiros nove meses deste ano, a Ásia apresenta uma quebra like-for-like de 0,3%, totalizando 4 mil milhões de euros.

Em relação aos formatos explorados pelo Carrefour, incluindo as actividades dos postos de combustível, França aparece com vendas superiores a 10,6 mil milhões de euros, num crescimento like-for-like de 2,4%, totalizando nos primeiros nove meses de 2006, uma evolução de 2,7%. “Dentro de portas”, são os hipermercados que continuam a dar cartas, com uma facturação superior a 5,6 mil milhões de euros (crescimento like-for-like de 2,4%), enquanto os supermercados facturaram 2,3 mil milhões de euros (evolução de 3,4% like-for-like), os discounts 668 milhões de euros, representando um incremento de 1,4%.

Em relação aos países europeus com presença Carrefour, destaque para a Espanha, com vendas superiores a 3,6 mil milhões de euros, com a maior fatia a pertencer aos hipermercados – curiosamente a ser o único país onde a actividade discount é superior à dos supermercados –, logo seguida da Itália e Bélgica.

Quanto ao futuro, os responsáveis do Carrefour confirmam os objectivos traçados para este ano, revelando que o investimento deverá «levar à inauguração de 1,5 milhões de metros quadrados de loja durante todo o ano de 2006». No comunicado que acompanha a divulgação dos resultados, ainda é referido que, «no terceiro trimestre de 2006 abrimos ou adquirimos 191 novas lojas sob outras insígnias que não o Carrefour, representando cerca de 330 mil metros quadrados. No total dos primeiros nove meses de 2006 abrimos ou adquirimos 614 lojas, o equivalente a novos 914 mil metros quadrados».

Concluindo o comunicado lê-se que, «estamos confiantes, mas ao mesmo tempo permanecemos prudentes. Num ambiente macroeconómico e estagnado que continua difícil, mais concretamente na Europa, estamos focados na execução da nossa estratégia de crescimento e virada para o consumidor. Estamos confiantes de que alcançaremos os objectivos traçados para 2006, ou seja, maior crescimento nas vendas do que registado em 2005.»