Distribuição

Confiança em alta na Europa

Por a 4 de Outubro de 2006 as 18:40

Confiança em alta na Europa

Após uma quebra de um ponto percentual no mês de Agosto, o Indicador Económico de Confiança – Economic Sentiment Indicator (ESI) -, elaborado pela direcção-geral dos Assuntos Económicos e Monetários da Comissão Europeia, regista um aumento em Setembro. Na realidade, o indicador subiu 1,6% na UE e 1% na zona Euro.

O indicador confiança do retalho cresceu novamente na UE. Depois de uma evolução de um ponto percentual em Agosto, o mês de Setembro registou uma subida de 2 pontos. Este indicador atingiu o nível recorde de Junho de 2000. Esta subida é apontada, sobretudo, «à melhor percepção do negócio por parte dos responsáveis dos grupos retalhistas», salienta o relatório da ESI. «Na avaliação que estes responsáveis fazem da situação futura do negócio, bem como os volume de stocks, os retalhistas europeus demonstraram estar mais positivos do que no mês de Agosto».

Os dados recolhidos pela direcção-geral dos Assuntos Económicos e Monetários da Comissão Europeia, referem ainda que os maiores estados-membros apontam para desenvolvimentos positivos. Somente os retalhistas espanhóis revelaram uma quebra na confiança. Itália viu a confiança por parte dos retalhistas crescer 10%, após um cumulativo de 9% nos últimos três meses. Também no Reino Unido a confiança junto dos retalhistas aumentou 3%, enquanto França e Alemanha registaram 1%, respectivamente.