Distribuição

Biedronka combate má nutrição infantil na Polónia

Por a 4 de Outubro de 2006 as 18:45

Biedronka combate má nutrição infantil na Polónia

A Biedronka, cadeia de retalho do Grupo Jerónimo Martins a operar na Polónia, juntamente com a Danone, a Lubella e o Instituto da Mãe e da Criança Polaco, estabeleceram uma parceria totalmente inédita que visa ajudar a combater o problema da má nutrição infantil e juvenil na Polónia, através do lançamento de um produto socialmente responsável.

Esta é a primeira vez que três empresas privadas e uma instituição pública conjugam esforços para combater um dos principais problemas sociais da Polónia, o da má nutrição nas camadas mais jovens e desfavorecidas da população, que atinge quase três milhões de crianças e jovens polacos e que contribui para o elevado número de casos de doenças físicas e mentais que afectam, actualmente, quase 12 milhões de polacos.

“Milk Start” surge assim como o primeiro produto a ser desenvolvido com base num exigente perfil nutricional e sob a supervisão de um Instituto independente (Instituto da Mãe e da Criança). “Milk Start” contém as componentes vitamínicas e minerais que as crianças mais necessitam para o seu desenvolvimento, como a vitamina D e Cálcio, a vitamina C, E e B6. O produto estará disponível sob a forma de saquetas de cereais solúveis em água e com os sabores de Banana e Framboesa.

Conscientes da magnitude do problema que a má nutrição representa na sociedade Polaca, as quatro entidades promotoras criaram a iniciativa “Partnership for Health”, com o objectivo de agilizar medidas para a redução deste problema. Neste combate definiu-se como necessário: alertar o público para as consequências sociais e promover e implementar soluções reais para a eliminação das barreiras existentes à saúde nutricional.

A Investigação & Desenvolvimento e a Produção deste produto é da responsabilidade da Danone e Lubella, respectivamente, cabendo ao “Instituto da Mãe e da Criança”, a definição do seu perfil nutricional. O “Instituto da Mãe e da Criança” presta apoio médico a mães de todas as idades e aos seus filhos, sendo um instituto de grande prestígio na investigação sobre doenças pediátricas na Polónia, nomeadamente na área da nutrição.

Por sua vez, a Biedronka é a empresa responsável pela comercialização do Milk Start, através do seu alargado canal de distribuição, que conta com mais de 830 lojas na Polónia. O preço, quase simbólico, foi estabelecido em cerca de 0,15 euros, cobrindo apenas os custos de produção e distribuição, uma vez que o principal objectivo é garantir que as famílias mais carenciadas possam ter acesso a um produto de custo reduzido, com qualidade e cuja composição visa satisfazer as suas necessidades nutricionais básicas.

A parceria, que arrancou há 3 anos, começou por efectuar estudos de opinião junto dos consumidores para avaliar o seu conhecimento sobre nutrição, tendo já realizado também uma acção educacional sobre a importância de uma correcta nutrição, em particular junto das crianças e jovens. A iniciativa “Partnership for Health” foi oficialmente assinada no final de Setembro, em Varsóvia, contanto com a participação de ilustres personalidades de instituições e empresas polacas, assim como E. Alexandre Soares dos Santos, Chairman do Grupo Jerónimo Martins e Franck Riboud, Chairman do Grupo Danone.

Para E. Alexandre Soares dos Santos, «a participação da Biedronka nesta parceria enquadra-se na política de responsabilidade social do Grupo Jerónimo Martins. Também na Polónia, grande parte das nossas actividades de âmbito social têm como objectivo ajudar crianças e jovens, a quem temos procurado apoiar através das mais variadas iniciativas». E acrescenta, «acredito que, somente através da cooperação de várias instituições, complementando a experiência e qualidade de todas, conseguiremos contribuir significativamente para a solução de um grave problema social como o da má nutrição».