FMCG Marcas

Um site ao serviço da segurança sanitária dos alimentos franceses

Por a 20 de Setembro de 2006 as 12:32

A segurança alimentar é uma exigência partilhada pelo conjunto dos actores implicados na cadeia alimentar, dos agricultores aos distribuidores. Os poderes públicos franceses dão uma grande importância à qualidade sanitária dos produtos. É por essa razão, que em Maio 2004, o dispositivo francês de segurança sanitária dos alimentos foi apresentado em Lisboa, durante um seminário que reuniu os profissionais e os poderes públicos portugueses e franceses.

Nesse sentido e de forma a enriquecer a informação, foi criado um site Internet em língua portuguesa – www.qualidadealimentar.com.pt ou www.segurancaalimentar.com.pt-, dirigido à fileira dos produtos agrícolas e agro-alimentares, para explicar o dispositivo de segurança sanitária dos alimentos franceses.

Este site destina-se aos profissionais estrangeiros, importadores, grossistas, associações de consumidores, de restauradores e imprensa. Aqui estão descritos os grandes princípios que orientam o dispositivo de segurança sanitária dos alimentos franceses. E de que forma este sistema está organizado.

Está disponível em 13 línguas, e é possível fazer gratuitamente o download do guia de informação “O dispositivo de segurança sanitária dos alimentos”, um documento completo sobre os procedimentos de segurança alimentar aplicados no território francês.

A vontade e o esforço colectivo dos poderes públicos franceses, dos profissionais e das associações dos consumidores permitem assegurar a qualidade e a segurança sanitária dos produtos franceses. Em França, o governo garante um alto nível de protecção aos consumidores. Por isso, para além do poder de regulamentação, o Estado assegura uma importante missão de controlo através dos diferentes serviços dos três Ministérios abrangidos encarregues da agricultura, da saúde, e do consumo.