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Transit com atributos reforçados

Por a 19 de Setembro de 2006 as 17:51

Transit com atributos reforçados

18 de Setembro foi o dia que a Rede de Concessionários Ford lançou, oficialmente, a nova Ford Transit no mercado nacional. Após um período inicial de pré-vendas que arrancou em Julho último, abre-se, assim, um novo capítulo num historial de um modelo emblemático naquela que é a sua sexta geração.

«As novas características e mudanças introduzidas ao nível do estilo e da dinâmica irão assegurar que muitos dos novos clientes, que têm orgulho no que são e no seu negócio, venham também a senti-lo ao inscreverem o nome das suas empresas nos painéis laterais da nova Ford Transit», refere Filipe Reis, director de Veículos Comerciais da Ford Lusitana. «A Ford Transit apresenta-se como um veículo profissional e resistente, permitindo uma utilização intensiva, dados os seus elevados níveis de fiabilidade, de confiança e da capacidade em responder praticamente a qualquer necessidade comercial ou pessoal».

A nova Transit introduz uma série de melhoramentos e novidades. Exteriormente adopta um novo design, debaixo do capot integra novos motores, o interior da cabina surge mais orientada para o condutor, nomeadamente pela apresentação e adopção de um novo painel de instrumentos, oferece mais equipamento de série e propõe novos opcionais, alguns deles até aqui apenas disponíveis no segmento dos automóveis de passageiros.

Na secção frontal destaca-se o novo pára-choques de três peças e três barras integradas, e a adopção de uma nova oval, a maior de toda a gama de produtos Ford na Europa (mede 23,5 centímetros). Recorde-se que, em opção, essa nova grelha pode ser encomendada na cor da carroçaria. Refira-se ainda a adopção de um conjunto de novas cores, as quais permitem uma assinatura visual mais atractiva do modelo.

Por debaixo do capot são dois os motores Duratorq TDCi, dotados de turbo e tecnologia common-rail e reforçados valores de binário, disponíveis para o modelo. As variantes de tracção dianteira contam com o bloco Duratorq 2.2TDCi com três níveis de potência: 85, 110 e 130 cv; as de tracção traseira mantêm o motor Duratorq 2.4TDCi, também este com três potências distintas: 100, 115 e 140 cv.

No interior, a cabina surge profundamente alterada e mais orientada para o condutor, facilitando a vida e o trabalho a bordo. O tablier em dois tons integra o comando da caixa de velocidades, instrumentação e interruptores inteiramente novos. É adoptado um novo volante e também novos padrões de estofos, para além de inéditas soluções de arrumação as quais permitem à Ford Transit tornar-se num local de trabalho ainda mais prático e fácil de utilizar.

ABS, travões de disco às quatro rodas, nova arquitectura CAN do sistema eléctrico (solução derivada das viaturas de passageiros), nova bateria (dupla nas versões de tracção às rodas traseiras) e alternador são agora de série, enquanto entre os opcionais, se destacam o controlo de tracção, ESP, controlo automático de velocidade (vulgo cruise control) e sistema de navegação, entre outros. Passam a estar também disponíveis novos pacotes de equipamento – Visibilidade, Conforto, Clima e Profissional – correspondendo os seus conteúdos àquilo que é mais procurado pelos clientes. São propostas aliciantes em termos de custo e orientadas para o objectivo a que se destinam.

A enorme versatilidade e abrangência da gama Transit, levam a Ford a proporuma gama composta por meia centena de propostas-base, para competir com a concorrência no segmento dos comerciais médios, abaixo e acima do patamar de 1 tonelada. Um número que, por sua vez e em função das características técnicas e/ou de funcionalidade escolhidas entre a gama de opcionais, se pode ainda multiplicar exponencialmente. A combinação de chassis e motores, direccionada para os habituais três grupos potenciais – Van, Kombi e Chassis – resume-se em: três tipos de carroçarias: Van (em 22 variantes), Kombi (20 variantes, sendo 7 Kombi simples, 4 Kombi-Van e 9 Kombi mistas) e Chassis (4 variantes, sendo 2 de cabina simples e três de cabina dupla); três alturas de tecto nas configurações Van e Kombi: normal, médio e alto (de série ou em opção); quatro comprimentos nas configurações Van: curta, média, longa e ainda a extra-longa, solução onde se integra a variante ‘Jumbo’; três comprimentos nas configurações Kombi: curta, média e longa; dois tipos de configuração da Chassis: cabina simples ou dupla, em ambos os casos com rodado duplo; duas motorizações e seis níveis de potência: Duratorq 2.2TDCi de 85, 110 e 130 cv (Van, Kombi e Kombi-Van) e Duratorq 2.4TDCi de 100, 115 e 140 cv (Van e Chassis); dois tipos de tracção: dianteira (Van e Kombi) e traseira (Van e Chassis); duas caixas de velocidades: ambas manuais, de 5 e 6 velocidades; seis diferenciais: quatro de série e dois opcionais, definidos em função do chassis escolhido e destinados às diferentes utilizações das viaturas; e por fim, dois níveis de equipamento de série: um de base, mais adequado às variantes de trabalho Van e Chassis, e outro mais completo para as versões Kombi destinadas ao transporte de passageiros.

Por último e «à semelhança das restantes propostas de produtos para o segmento dos veículos comerciais ligeiros, a actual gama Transit assenta numa forte estratégia de preços e de conteúdos, dando o necessário suporte a um produto ímpar, que tem visto as suas características reconhecidas nos mais diversos mercados, incluindo o português, ao longo das últimas quatro décadas».

No que se refere aos furgões, os preços iniciam-se nos 20.040 euros da Transit 280S Van 2.2TDdi de 85 cv; nas Kombi os valores começam nos 22.400 euros da Transit 280S Kombi 2.2TDdi de 85 cv (variante mista de seis lugares com antepára); no domínio dos Chassis, a escala de valores começa nos 23.185 euros da Transit 350 EF Chassis Cabina 2.4TDCi de 115 cv.