FMCG Vinhos

Vinhos em selo e livro

Por a 18 de Setembro de 2006 as 15:32

Vinhos em selo e livro

Os CTT associaram-se às comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro com a emissão, no dia 14 de Setembro, de um bloco filatélico onde aparecem reunidos vários símbolos ligados à produção vinícola. O bloco, com o valor facial de 2,40 euros, integra um selo e foi desenhado por Eduardo Aires, com base em fotografias de Francisco A. Dias, Domingos de Alvão e Rui Cunha. A obliteração de primeiro dia teve lugar em Peso da Régua, em Lisboa, no Porto, no Funchal e em Ponta Delgada.

Ainda com parceria dos CTT, o vinho português foi tema para um novo livro editado pelos Correios de Portugal no dia 14 de Setembro. Da autoria de João Paulo Martins, “O Vinho em Portugal – Saberes de Ontem e de Hoje” cobre de forma exaustiva todos os aspectos relacionados com a produção vinícola no nosso país. A edição é valorizada pela inclusão de muitos selos e blocos filatélicos de emissões dedicadas pelos CTT à divulgação dos vinhos portugueses.

“O Vinho em Portugal – Saberes de Ontem e de Hoje” não se trata, no dizer do seu autor, «de uma História do Vinho em Portugal mas, antes, de uma radiografia do vinho que aqui se fabrica». «Para essa radiografia», continua João Paulo Martins, «fomos buscar os antecedentes, as técnicas antigas e pusemo-las em paralelo com as actuais; analisámos os meios, nomeadamente as castas, com que os vinhos são feitos e observámos os resultados».

O resultado é um livro em que se dissecam uva a uva, garrafa a garrafa, todos os diferentes vinhos, mostrando como um rosé nada tem a ver com o Vinho do Porto e um espumante nada se assemelha a um Madeira, chegando, assim, à conclusão de que «é a diversidade que faz a riqueza do que produzimos».

Na opinião de Pedro Coelho, vice-presidente do Conselho de Administração dos Correios de Portugal, «os CTT – com o livro que agora põem à disposição dos leitores, bibliófilos e filatelistas e do qual fazem parte integrante as sugestivas emissões de selos que o ilustram – dão assim continuidade ao propósito de divulgar os nossos valores, a nossa história, o rico e diversificado património que herdámos, contribuindo para um melhor conhecimento dos portugueses e de Portugal».