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Caves Velhas lança novo “Romeira”

Por a 18 de Setembro de 2006 as 15:36

Romeira

A Caves Velhas acabam de relançar o vinho “Romeira”, nas variedades “Romeira Tinto 2004” e “Romeira Reserva Tinto 2002”, com novas características resultantes da alteração da colheita e de uma imagem mais moderna. O novo “Romeira” é «um vinho mais jovem, de cor mais carregada, com tonalidades vermelhas e violetas. O aroma é mais intenso e frutado, e o sabor é encorpado, com um final de prova agradável e prolongado». O novo néctar da Caves Velhas foi produzido a partir da casta castelão, dos solos arenosos de Poceirão e Fernão Pó, na região de Palmela.

A nova imagem assenta numa melhoria da garrafa e do rótulo, que reforçam a distinção do produto. A garrafa mantém o estilo Borgonha, embora mais pesada e estilizada, e o rótulo foi modernizado embora sem perda dos traços originais que definem a identidade da marca. Foram recuperados símbolos originais, como a mancha de lacre com a data de colheita, usada em edições antigas, o recorte da parte superior do rótulo, e a cápsula com imitação do lacre.

O processo de produção foi acompanhado pelos enólogos da marca – Carlos Eduardo e João Vicêncio – e envolveu desengace com curtimenta prolongada e fermentação com controlo de temperatura. O estágio foi feito em inox, para o “Romeira Tinto 2004”. O “Romeira Reserva Tinto 2002” estagiou durante 6 meses em cartolas de 225 litros – 50 por cento carvalho americano e 50 por cento em carvalho francês.

A distribuição, em garrafas de 750 ml, 375 ml e 1,5 lts, no caso do “Romeira Tinto 2004”, e 750 ml, no caso do “Romeira Reserva Tinto 2002”, será feita nos restaurantes, hipermercados, supermercados e garrafeiras pela Enoport Distribuição e Marketing, a recém criada empresa distribuidora, que comercializará todas as marcas da Caves Velhas e de outras empresas do grupo.

O relançamento do “Romeira”, com produção de 200 mil litros de “Romeira Tinto 2004” e 25 mil litros de “Romeira Reserva Tinto 2002”, representa no médio prazo, «um investimento global de cerca de 500 mil euros e será acompanhado por uma campanha de comunicação em imprensa e outdoor, bem como acções de degustação e destaques nos pontos de venda», revela a empresa.