Conselho dos Notáveis
O 1.º Conselho dos Notáveis do Jornal Hipersuper tentou ser o mais abrangente possível. Assim, decidimos colocar uma questão referente aos principais mercados: Concentração na Distribuição Moderna, bem como na Produção, a actuação da ASAE, a decisão de venda do negócio de congelados por parte da Unilver, a inovação no mercado cervejeiro e as vindimas do presente ano foram os temas escolhidos.
1. Existe concentração a mais no sector da Distribuição Moderna em Portugal?
Não 30%
Sim 42.5%
Existe como em tantos outros sectores de actividade 25%
NS/NR 2.5%
2. E na produção?
A situação é igual à registada na Distribuição Moderna 15%
A concentração é maior 12.5%
A concentração é menor 67.5%
NS/NR 5%
3. Como classifica a actuação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)?
Eficaz 30%
Pouco eficaz 20%
Demasiada fiscalização na parte económica e pouco o sector alimentar 25%
NS/NR 25%
4. A Unilever vendeu o negócio de congelados na Europa. A Jerónimo Martins (parceria nesta área de actividade) afirmou que esta situação não terá qualquer impacto nas suas lojas, dado possuir Marca Própria.
Esta situação revela a crescente importância que a Marca Própria possui para a Distribuição Moderna 35%
É um negócio como tantos outros no sector alimentar 42.5%
A Jerónimo Martins poderá vir a ser prejudicada, uma vez que o consumidor tem preferência pelas marcas da Unilever 20%
NS/NR 2.50%
5. O sector cervejeiro conheceu uma apresentação invulgar de novos produtos. Pensa que esta situação se vai manter até ao final do ano?
Sim, mas em menor número 57.5%
Sim, uma vez que este mercado é muito competitivo. As empresas ver-se-ão obrigadas a continuar a apostar na inovação e na apresentação de produtos novos 32.5%
Não existe mais espaço para novos produtos neste mercado 5%
NS/NR 5%
6. As últimas previsões do Instituto da Vinha e do Vinho estimam uma diminuição na produção de vinho para a campanha 2006/2007.
Esta diminuição será benéfica para o vinho nacional, uma vez que Portugal, à semelhança de outros países, tem produção em excesso 40%
Esta quebra será prejudicial, dado que teremos menos vinho para exportação 25%
A quebra prevista para a campanha 2006/2007 não terá qualquer influência, quer a nível nacional quer internacional 25%
NS/NR 10%
Fonte: Dados recolhidos e trabalhados pelo Jornal Hipersuper; Universo de 66 pessoas, 49 respostas