FMCG Marcas

Iogurtes e sobremesas impulsionam crescimento de produtos lácteos

Por a 14 de Setembro de 2006 as 15:54

iogurte

As vendas de produtos lácteos registaram uma tendência de crescimento moderado nos últimos anos em Portugal, segundo um estudo da consultora DBK. No ano passado, atingiram perto de 1,5 milhões de euros, mais 1,6 face ao exercício de 2004, ano em que este mercado registou uma subida de quase 4%.

Os segmentos mais dinâmicos são os iogurtes e as sobremesas lácteas, com crescimentos de 4,8 e 7,5%, respectivamente, em 2005. Segundo a mesma fonte, é de destacar o decréscimo registado nas vendas de leite (-1,5%), num contexto de estagnação da procura e tendência para baixar preços.

Se no mercado nacional se regista uma diminuição da procura, as exportações, essas, cresceram de forma significativa nos últimos anos. De acordo com o estudo, desde 2002 que as vendas para o exterior subiram a taxas superiores a 20%, situando-se no final do ano passado nos 121 milhões de euros. Espanha é o principal país de destino das exportações, com uma quota face ao total, neste exercício, de 45%.

No ano passado, 245 empresas operavam no mercado da indústria láctea em Portugal, sendo que é na zona Centro se concentram o maior número de companhias. No entanto, é no Norte do País que se localizam as empresas de maior dimensão. O sector apresenta uma concentração elevada na oferta face a um reduzido número de operadores líderes. As cinco primeiras empresas em termos de volume de vendas são a Lactogal, Danone, Nestlé, Fromageries Bel e Parmalat, que juntas têm uma quota de 72%.