FMCG Marcas

Industriais de tomate temem redução da produção para metade

Por a 14 de Setembro de 2006 as 15:52

A Associação dos Industriais de Tomate (AIT) veio a terreiro alertar para a possibilidade de a indústria portuguesa transformadora de tomate vir a reduzir para cerca de metade a produção caso se verifique o desligamento dos apoios comunitários ao sector. «As empresas portuguesas passarão a ter carências de abastecimento, as fábricas passarão a trabalhar abaixo do nível de rendibilidade económica e esta situação vai determinar o fecho de muitas delas, com todos os problemas daí decorrentes», alerta a associação.

Desta forma, a associação rejeita «uma reforma que põe em causa um sector que é competitivo e que contribui de forma evidente para a economia nacional e local». Em Portugal, existem cerca de dez fábricas de transformação de tomate, responsáveis por 4.500 postos de trabalho e por uma facturação de 140 milhões de euros no ano passado. Na campanha 2005/2006 registou-se 1,2 milhões de toneladas de tomate.

Cerca de 93% da produção nacional destina-se à exportação. União Europeia, Japão e países do Médio Oriente são os principais mercados de exportação de produtos derivados de tomate. Na Europa, os principais produtores são Itália, Espanha, Portugal, Grécia, França e Polónia. Portugal é o sexto país produtor mundial de sector, logo a seguir aos EUA, China, Itália, Espanha e Chile, mas ocupa a segunda posição quando é analisado o rendimento agrícola e o custo de entrega de tomate.