Distribuição

Carrefour apresenta 10 novidades na FQC

Por a 14 de Setembro de 2006 as 16:01

Fileira_Carrefour

A Fileira de Qualidade Carrefour (FQC) vai ser enriquecida com dez novos produtos. Os primeiros acordos foram assinados ontem no IV Encontro de Produtores Fileira de Qualidade Carrefour, que decorreu em Elvas. Queijo de Serpa, alface, citrinos do Algarve, morango, meloa, castanha, bacalhau, atum dos Açores, cordeiro e vitelão bio são as novidades para este ano. «É um objectivo estratégico. Queremos ter produtores de todas as regiões e abranger as principais categorias de produtos frescos», afirmou Maria Sousa e Silva, directora de Marketing do Carrefour Portugal.

Para 2006, o Carrefour prevê um crescimento de 50% nas compras de produtos FQC, que o ano passado valeram 11 milhões de euros. «A abertura de lojas é uma garantia de que a tonelagem vai aumentar», assegura Maria Sousa e Silva, referindo-se aos espaços de Paços de Ferreira e Portimão que surgirão até ao final do ano. De facto, a importância dos produtos fileira dentro do conjunto das vendas de frescos do Carrefour tem vindo a aumentar: de 8% em 2004, para 10% em 2005 e 15% em 2006. Neste momento, 92,5% das compras de frescos do Carrefour são provenientes de Portugal. Dos produtos fileira, apenas o salmão é de origem estrangeira, por ser escasso no nosso País.

A escolha dos produtos FQC passa por «ver o que há de melhor em cada país e pode estar em risco de se perder». Por outro lado, os produtos FQC só existem no Carrefour: «Não há exclusividade ao nível dos produtores, mas sim ao nível dos produtos», salienta a directora de Marketing. Confrontada com a existência de programas semelhantes na concorrência, Maria Sousa e Silva considera que a aposta neste projecto «segue uma tendência de mercado» que é preocupação dos consumidores com a qualidade dos alimentos. «Não é forçoso que os produtos fileira sejam mais caros que os outros», sublinha. Por outro lado, a preocupação ambiental é, afirma, um factor diferenciador da FQC: «em alguns aspectos vamos mais além do que nos é exigido legalmente».

Para dar a conhecer aos consumidores a marca FQC, presente em todas as oito lojas Carrefour em Portugal, o grupo continuará a apostar na comunicação de loja. «Por enquanto não temos massa crítica suficiente para apostar em publicidade sem que isso represente um encarecimento dos produtos», refere Maria Sousa e Silva.

Embora a FQC esteja presente na maioria dos países em que o grupo está implantado, não está prevista a importação de produtos FQC de fora de Portugal. «A filosofia do programa é a contrária» afirma a directora de Marketing. No entanto, o queijo da serra, a pêra rocha e o kiwi são produtos que, por intermédio do Carrefour, começaram já a ser exportados pelos produtores portugueses, respectivamente para o Brasil e Japão, para os Emirados Árabes Unidos e para Espanha e França.