FMCG Vinhos

Uma nova imagem Pêra-Manca

Por a 8 de Setembro de 2006 as 18:06

Pera Manca

A Fundação Eugénio de Almeida (FEA) entendeu renovar a imagem de um dos seus ex-libris – o vinho Pêra-Manca. A convite da FEA, a Albuquerque Designers – sob a direcção do designer Pedro Albuquerque -, aceitou o desafio de criar a nova imagem Pêra-Manca. A este processo de mudança fez-se corresponder uma estratégia clara: fazer evoluir a imagem, intensificando o seu estilo clássico e acentuando o que havia de essencial e já bastante memorizado da gravura do rótulo anterior, gerando ao mesmo tempo uma imagem intemporal que garantisse uma constante leitura contemporânea.

O primeiro passo para a mudança foi a execução da nova gravura para o rótulo. Esta tarefa foi atribuída ao ilustrador inglês Bill Sanderson, especialista em gravura clássica de água-forte e detentor de um notável curriculum de trabalhos desenvolvidos nesta área a nível internacional.

Os passos que se seguiram prenderam-se com o aperfeiçoamento do logótipo “Pêra Manca”, a abolição dos elementos redundantes do rótulo anterior, a harmonização da paleta cromática para definição de um tom dominante, a uniformização do estilo tipográfico de títulos e texto e a gestão correcta das proporções entre todas as partes: logótipo, imagem, textos, referências, rótulos e garrafa.