FMCG Marcas

Kraft completa aquisição da UB

Por a 8 de Setembro de 2006 as 18:11

kraft

A gigante americana Kraft Foods concluiu a compra dos negócios europeus da United Biscuits (UB), avaliada em 1,067 milhões de dólares. Anunciado no dia 10 de Julho, o negócio inclui os direitos sobre as principais marcas da Nabisco na Europa, Médio Oriente e África, como a Oreo, Ritz e Chips Ahoy!. Em Portugal, está contemplada a aquisição da Triunfo.

A operação combinada da Kraft Foods e da UB na Península Ibérica envolve mais de 2000 empregados e 11 unidades de produção localizadas em Mem Martins, León, Zamora, Menorca, Sevilla, Barcelona, Vizcaya, Navarra, Mérida e Badajoz, e será o número um nos segmentos de bolachas, queijo creme, sobremesas instantâneas, queijo fundido e bebidas refrescantes em pó. Segundo Joachim Krawczyck, presidente da Kraft na União Europeia, «o facto das marcas da Nabisco regressarem ao nosso portfolio europeu, bem como a junção de um conjunto de marcas de bolachas com grande força na Península Ibérica, é mais um passo para aumentar o valor para os nossos accionistas, melhorando simultaneamente o nosso potencial de crescimento nesta importante região».

A UB é o maior fabricante de bolachas em Espanha e Portugal, com aproximadamente 26% e 37% das respectivas quotas de mercado. O seu negócio do sul da Europa tinha sido comprado à Nabisco Holdings em Julho de 2000, e em 2004 tornou-se líder de mercado em Portugal com a aquisição da Triunfo. Na Península Ibérica, detém outras das marcas de bolachas populares como Filipinos, Artiach, Chiquilín e Fontaneda, além da insígnia Royal.