Bebidas

Coca-Cola controla KBL

Por a 1 de Setembro de 2006 as 15:12

Coca-Cola controla KBL

A Coca-Cola tornou-se accionista principal da Kerry Beverages Limited (KBL), a joint-venture do sector das bebidas que partilha com o Grupo Kerry, na sequência da aquisição de acções anunciada pela empresa na quarta-feira. «Com as alterações na estrutura de accionistas a KBL vai focar-se nas suas principais áreas de negócio, enquanto a Coca-Cola continuará a conduzir as prósperas operações da China», declarou Thomas Lui, director de gestão da KBL, citado no comunicado da Coca-Cola. A transacção não afecta, no entanto, a estrutura local de detentores de capital dos engarrafadores da China.

Constituída em 1993 pela Coca-Cola e o Grupo Kerry, a KBL é dona maioritária de onze joint ventures que produzem e distribuem produtos Coca-Cola em nove províncias da China; além disso, tem uma presença minoritária numa joint venture do sector das bebidas em Pequim. Depois do negócio anunciado, a Coca-Cola passará a controlar 89,5% da KBL e comprometer-se-á a vender, até ao final de 2008, os restantes 10,5% ao mesmo preço por acção da transacção inicial mais taxa de interesse. Todos os direitos económicos e de voto sobre as restantes acções pertencerão à Coca-Cola.

Depois da transacção, o Bottling Investments Group, pertencente à Coca-Cola, passará a liderar a gestão da KBL. O Grupo Kerry centrar-se-á na gestão hoteleira, desenvolvimento de propriedade e logística, suas principais áreas de negócio.