FMCG Vinhos

CIC chega junto dos retalhistas

Por a 30 de Agosto de 2006 as 18:19

CIC chega junto dos retalhistas

A Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor) e o Icep Portugal, no âmbito da Campanha Internacional da Cortiça, estão a promover uma acção de sensibilização junto dos retalhistas da Alemanha e do Reino Unido.

As acções visam promover a rolha de cortiça como o vedante de excelência para o vinho, assentando as mensagens na qualidade e nas vantagens de utilização deste tipo de vedante e nos progressos levados a cabo pela indústria de cortiça para desenvolver um produto cada vez mais ajustado às necessidades dos seus clientes.

A iniciativa visa a inserção de um anúncio em reconhecidas revistas de ambos os países, incentivando os retalhistas a pedir um kit com informação sobre a cortiça e a rolha. Esse kit é disponibilizado nas lojas para acesso aos clientes e permite que o retalhista e o consumidor fiquem habilitados a uma viagem para visitar o montado de sobro português e a indústria de cortiça, no sentido de poderem ver in loco a informação que têm acesso através dos folhetos divulgados.

A experiência teve início no Reino Unido, com o rosto da CIC, José Mourinho, actual treinador de futebol do Chelsea, a dar voz à mensagem “Don’t settle for less” (”Não faças por menos”). Com um anúncio publicado nas revistas The Grocer, The Drinks Business, Off Licence News, Harpers e The Publica, os retalhistas foram incentivados a pedir à Apcor um kit com um poster e um autocolante de vidro para afixar na loja, identificando-a como aderente à campanha, com folhetos informativos para distribuir aos seus clientes e gravatas para colocar nos gargalos das garrafas vedadas com cortiça.

No caso da Alemanha a mensagem remeteu para “Ein großer Wein beginnt beim Korken” (”Um grande vinho começa pela rolha”), sendo que o anúncio foi publicado em duas revistas especializadas a WeinMarkt e a Weinwirtshat. Neste mercado, serão, ainda, enviados kit’s para cerca de 200 Retalhistas Certificados de Vinhos Portugueses convidando-os a aderir à iniciativa.

Juntamente com o kit informativo é-lhes enviada uma carta explicando a acção, assim como lembrando-os que ao promover a cortiça estarão a promover as virtudes de uma matéria-prima natural e reciclável, presente nos melhores vinhos do mundo e que continua a surgir no topo das preferências dos consumidores de vinho, que, cada vez mais, sentem a necessidade de ver as garrafas identificadas com o tipo de vedante, para poderem optar conscientemente pelo seu vedante de eleição.

Registe-se que a Campanha Internacional da Cortiça visa, em primeira instância, a promoção da rolha de cortiça nos mercados externos, respondendo directamente às ameaças que estão a ser colocadas pelos vedantes sintéticos e pelas cápsulas de rosca.

Para além da Alemanha, mercado que surge num segundo nível de actuação em paralelo com a França, e do Reino Unido, a campanha tem como mercados prioritários os Estados Unidos e a Austrália, e está dirigida ao consumidor final e ao trade (onde se incluem os retalhistas).

O programa está a ser desenvolvido no âmbito do Programa de Incentivos de Modernização à Economia (Prime), com um investimento total de cerca de três milhões de euros – com uma participação privada de cerca de 30 por cento, e é já a segunda campanha que a Apcor desenvolve para informar e desmistificar as ideias erróneas que os outros vedantes têm lançado sobre a cortiça.