Distribuição

ASAE instaura processos no Algarve

Por a 29 de Agosto de 2006 as 11:42

A Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou processos-crime a dois estabelecimentos no Algarve por abate clandestino e especulação de preços, no âmbito de uma investigação a grandes superfícies, supermercados e minimercados. A operação decorreu entre quarta e sexta-feira da semana passada e estiveram envolvidas 14 brigadas da ASAE, que inspeccionaram 75 operadores do Algarve.

Segundo declarações de Manuel Lage à agência Lusa, um dos processos-crime foi instaurado porque foi detectada num estabelecimento carne que não estava referenciada nem tinha especificada a origem, podendo pôr em causa a saúde pública; o outro foi instaurado porque o estabelecimento estava a praticar preços acima dos que estavam marcados. O porta-voz da ASAE não quis especificar a localização dos estabelecimentos em causa.

Além dos dois processos-crime foram instaurados 38 processos por contra-ordenação. No total, a ASAE detectou 59 infracções, sendo a maioria por falta de HACCP (Sistema de auto-controlo de géneros alimentícios), de asseio e higiene, de condições higio sanitárias.

A falta de afixação de formação profissional, de condições técnico funcionais, de rotulagem, más condições de acondicionamentos e a falta de afixação de preços foram outras infracções detectadas.