TNT vende divisão de Logística

Por a 25 de Agosto de 2006 as 14:57

TNT vende divisão de Logística

A TNT anunciou a assinatura de um acordo para a venda da sua divisão de Logística a filiais da Apollo Management, uma empresa privada líder de mercado com escritórios em Nova Iorque, Londres e Los Angeles. Obtido o acordo da comissão de trabalhadores, falta agora a aprovação dos accionistas, num Conselho Geral extraordinário, e dos organismos reguladores. Segundo o comunicado da empresa, a concretização do negócio é esperada antes do final do ano.

A transacção vale 1.480 milhões de euros, dos quais 15 milhões serão recebidos na forma de 5% das acções da nova empresa. De acordo com a Transport Intelligence, a TNT pretende devolver aos seus accionistas a maior parte dos resultados líquidos, estimados entre 1,2 e 1,3 mil milhões de euros, através de um programa de compra de acções de valor superior a mil milhões de euros. Espera-se que este processo comece logo após a concretização da transacção, altura em que Dave Kulik deverá resignar do Conselho de Administração da TNT para se tornar CEO da nova empresa.

Peter Bakker, CEO da TNT, admite em comunicado que a intenção de venda da Logistics se insere na estratégia da empresa de se centrar na Distribuição, sua principal área de negócio: «Esta transacção é um marco importante na nossa estratégia e vai permitir centrar-nos totalmente no crescimento do nosso core business», afirmou.

Segundo a Transport Intelligence, os rumores que davam a francesa PAI Partners como compradora mais provável terão sido ultrapassados por uma oferta da Apollo cerca de 30% superior àquela que se dizia ser a da PAI. «Enquanto investidor a longo prazo, a Apolo Management ambiciona ajudar a Logistics a construir uma posição de topo no mercado internacional da logística», declara Gareth Turner, parceiro da Apollo Management em Londres, citado no comunicado da TNT. Não são por enquanto conhecidos pormenores sobre os planos da compradora face à nova aquisição.