FMCG Marcas

Stocks danificados fazem subir preço do café

Por a 24 de Agosto de 2006 as 16:52

Stocks danificados fazem subir preço do café

O preço do café disparou para o nível mais elevado nos últimos seis anos e meio no mercado londrino, depois da Euronext.liffe ter anunciado a suspensão da entrega de 16% do café tipo Robusta gerido por si, noticiou o Público de ontem. Segundo a Bloomberg, a Euronext.liffe anunciou que danos verificados em quatro armazéns em Itália levaram à suspensão da certificação de 15.490 toneladas de café, de tal forma que o contrato de café Robusta atingiu o valor mais elevado desde 2000, com uma valorização acumulada de cerca de 55%.

De facto, de acordo com o relatório de Julho da Organização Internacional do Café (OIC), os preços dos quatro grupos de café subiram ao longo do mês de Julho e da primeira semana de Agosto. A subida mais significativa registou-se no café tipo Robusta, que a 2 de Agosto ultrapassou os setenta centavos de dólar por libra-peso, batendo o valor mais alto registado desde 8 de Dezembro de 1999. Segundo a notícia do Público, os stocks estão 51% mais baixos do que em igual período do ano passado, pelo que será de esperar a continuação da tendência crescente do preço do café.

O anúncio da Euronext.liffe deverá, então, traduzir-se numa redução do volume de produção de café esperado para 2006-2007 e na sua correspondente subida de preço. Ora, esta diminuição da produção representa uma novidade tendo em conta a estimativa de 120 milhões de sacas para a produção total do ano-safra de 2005-2006, avançada pelo director-executivo da OIC em Julho, quando a produção total de 2005 foi de 106.323. Este valor optimista tinha em conta uma previsão de aumento da produção no Vietname e Brasil, que parece não se confirmar pelo menos no caso do primeiro país.

Segundo a notícia do Público, «as estimativas apontam para que a colheita do Vietname, que termina em Setembro, atinja as 12 milhões de sacas, o nível mais baixo desde 2003”. O diário informa ainda de uma quebra de 15% na produção da Índia devida a danos causados por pestes e chuvas fortes. Por outro lado, o relatório da OIC previa uma queda da produção da Indonésia, o que a confirmar-se configura um cenário ainda mais pessimista.