FMCG Vinhos

Campanha com menos vinho

Por a 22 de Agosto de 2006 as 12:00

Campanha com menos vinho

De acordo com as últimas previsões do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a campanha vitivinícola 2006/2007 apresentará uma quebra na produção de 3%, fixando-se nos 700 milhões de litros. Esta quebra representa uma redução de mais de 25 milhões litros face à campanha anterior e menos 36 milhões de litros quando comparada a actual campanha com as últimas três.

A região mais afectada por esta quebra, segundo as previsões do IVV, será a Bairrada, apresentando uma redução de 14 pontos, isto é, menos cinco milhões de litros face a campanha homóloga, fixando a produção para este exercício nos 35 milhões de litros. Também a região da Estremadura apresentará uma redução significativa, registando uma quebra de 12 pontos. A produção da região da Estremadura rondará os 104 milhões de litros, isto é, menos 14 milhões do que a campanha anterior.

Ainda do lado das regiões a apresentar reduções na produção vitivinícola, o Douro regista uma quebra de 10 pontos, enquanto as restantes regiões de Trás-os-Montes anunciam diminuições na ordem dos 4%, levando a que a região de Trás-os-Montes exiba uma redução global de 10 por cento. Entre as regiões a apresentar quebras de produção encontram-se ainda a região do Minho (5%), Beiras (2%), Madeira (6%) e Açores (11%).

Do lado das regiões vitivinícolas a registar aumento de produção, o destaque vai claramente para o Alentejo. A campanha de 2006/2007, prevê o IVV, terá um aumento de 20%, fazendo com que a produção se fixe nos 83 milhões de litros, subindo assim 14 milhões de litros face à campanha de 2005/2006. Este resultado da região alentejana é fruto das práticas inovadoras e modernas que os produtores da região têm vindo a por em prática, revelando as previsões do IVV que a actual campanha no Alentejo está sete pontos acima da média das três últimas.

Mas não será só o Alentejo a registar uma subida na produção vitivinícola. A região do Dão apresentará uma subida de seis pontos percentuais na actual campanha, passando a produção de 48 para 52 milhões de litros. Este número vem, igualmente, corroborar os investimentos efectuados na região, registando-se uma evolução de 20% face à média das três últimas campanhas vitivinícolas.

Subida é esperada também na região das Terras do Sado, prevendo-se um aumento de 6%, fazendo com que a produção passe de 34 para 36 milhões de litros, verificando-se, contudo, que este número está 5% abaixo da média das três últimas campanhas.

Quanto às regiões do Ribatejo e Algarve, a previsão do IVV revela que a produção deverá manter-se, com 68 e2,8, milhões de litros respectivamente.