FMCG Marcas

Groupe Smithfield compra carnes da Sara Lee na Europa

Por a 18 de Agosto de 2006 as 12:26

Groupe Smithfield

A Groupe Smithfield, S.L., joint venture formada pela Smithfield Foods, Inc. e a Oaktree Capital Management, LLC, anunciou recentemente a conclusão da compra do negócio de carnes da Sara Lee Corporation na Europa por 447 milhões de euros (575 milhões de dólares), acrescido da assunção de responsabilidades de 30 milhões de euros (39 milhões de dólares) relativos a planos de pensões.

A joint-venture 50/50 financiou de forma autónoma e sem recurso a crédito a aquisição das operações europeias da Sara Lee no sector de transformação de carnes. A Smithfield inclui nesta joint-venture as operações da sua empresa Jean Caby. O grupo Jean Caby reportou vendas de 289 milhões de euros (372 milhões de dólares) no seu ano fiscal de 2006 e constitui um dos principais produtores de carnes transformadas para clientes de retalho e distribuidores alimentares em França e outros países europeus.

As operações europeias da Sara Lee no sector da transformação de carnes atingiram um volume de vendas de 856 milhões de euros (1,1 mil milhões de dólares) em 2005 e detêm posições de destaque em Portugal, França, Bélgica e Holanda através de marcas reconhecidas como a Nobre, Aoeste, Justin Bridou. A companhia está também presente na Alemanha, Itália e Reino Unido.

O Groupe Smithfield ficará sediado em Paris e será dirigido por Robert Sharpe, nomeado CEO da nova companhia. Actualmente, Robert Sharpe é presidente das operações internacionais da Smithfield Foods.

Relativamente à direcção das empresas do grupo, Robert Sharpe anunciou que em Portugal, Paulo Soares mantém o cargo de presidente da Nobre. Na Bélgica, Rik Jacob continuará a assegurar as funções de presidente da Imperial Meat Products, em França, o actual presidente do Groupe Jean Caby, Luc Van Gorp assumirá as funções de presidente do novo Groupe Aoste, que será formado pela Sara Lee’s Groupe Aoste e pelo Groupe Jean Caby. Na Alemanha, Frank Erfurt mantém o cargo de presidente da Aoste SB e na Holanda, Heleen van Benthem continuará como presidente da Meester Stegeman.