FMCG Marcas

Lactogal compra Leche Celta à procura da liderança ibérica

Por a 10 de Agosto de 2006 as 16:04

Lactogal tem nova fábrica

A Lactogal comprou os activos da Leche Celta na Península Ibérica aos norte-americanos Dean Foods. Segundo o periódico espanhol Expansión, o negócio ascendeu os 50 milhões de euros. À espera da aprovação da Autoridade da Concorrência, a operação vai permitir à Lactogal liderar o mercado ibérico dos leites líquidos com vendas anuais avaliadas em mil milhões de euros. Em Portugal, a quota de mercado da Lactogal ronda os 60%, com uma facturação, em 2005, de 683,5 milhões de euros.

O negócio reúne a «força das marcas, o potencial de desenvolvimento de novos produtos e a experiência da Lactogal à capacidade de produção da Leche Celta, à sua ampla rede de distribuição em Espanha e eficiência na gestão dos custos», explica a empresa em comunicado.

A Leche Celta foi comprada pela Dean Foods em 2000. Tem cinco fábricas de recolha e transformação de leite, uma em Portugal e as restantes em Espanha. No país vizinho, a empresa produz cerca de 350 milhões de leite e em Portugal transforma entre 120 a 150 milhões de litros de leite por ano. Em 2005, a Leche Celta obteve um volume de negócios de 295 milhões de euros.