Alfa Laval lança nova gama de permutadores de placas

Por a 8 de Agosto de 2006 as 17:30

logoalfalaval

A Alfa Laval lançou uma nova série de permutadores de calor WideGap 350. Esta gama de permutadores de placas proporciona combinações flexíveis de espaçamento de placas e um aumento de 36% do caudal, em comparação com a gama existente cujas ligações são de 30 mm, explicou a empresa em comunicado.

A nova gama foi desenvolvida para responder à crescente procura de permutadores de calor de maior capacidade, nomeadamente para refinarias de açúcar e fábricas de etanol, que têm vindo a expandir as suas produções.

O WideGap foi desenhado para o aquecimento ou arrefecimento de fluidos que entupiam os permutadores de calor tradicionais e é a solução ideal para tarefas como aquecimento de líquidos na indústria da beterraba e da cana de açúcar, podendo também ser utilizado para arrefecimento de polpas e de fermentadores em fábricas de etanol, garante a Alfa Laval.

As placas têm padrão versátil, composto por quatro canais intervalados com espaçamentos entre placas que podem ir desde os 5mm até aos 17 mm. Desta forma, o permutador de calor pode ser adaptado ao tipo de fluido e às suas características para melhor desempenho.

O WideGap 350 está disponível em duas configurações, nomeadamente com um canal largo/normal ou com ambos os canais largos, no caso de fluidos contendo sólidos em ambos os circuitos.

Os novos padrões das placas permitem melhor desempenho na transferência de calor quando comparados com os wide gaps disponíveis anteriormente no mercado, promete a Alfa Laval. Uma nova composição de elastómero e um novo design das juntas permitiram aumentar as temperaturas até um valor recorde de 170ºC. Em processos com temperaturas operacionais inferiores, a duração das juntas aumenta, podendo duplicar, remata a empresa.