Distribuição

Wal-Mart anuncia saída da Alemanha

Por a 28 de Julho de 2006 as 15:00

walmart

Michael Duke, vice-presidente da Wal-Mart, anunciou o acordo de venda do negócio de retalho na Alemanha ao grupo Metro AG. «Em declarações ao Planet Retail, o responsável pelo líder mundial do retalho referiu que, «ao longo do tempo temos focado os nossos esforços em locais onde poderemos ter impacto, crescer e ter retorno relativamente às estratégias traçadas.

Ficou claro que com a actual conjuntura de negócios na Alemanha, seria difícil obter os resultados pretendidos. Esta venda possibilita-nos focar as nossas atenções em mercados onde poderemos alcançar os nossos objectivos», concluiu Duke.

A Wal-Mart Alemanha possui actualmente 85 espaços comerciais, empregando 11.000 pessoas. O retalhista entrou no mercado germânico há oito anos com a aquisição das cadeias Wertkauf e Interspar, mas ao longo dos anos tem vindo a apresentar perdas significativas, levando os responsáveis norte-americanos a tomar a decisão de venda. A Wal-Mart prevê encaixar aproximadamente 786 milhões de euros.

Do lado do grupo Metro, os responsáveis prevêem um efeito financeiro positivo, revelando que as lojas Wal-Mart registaram vendas na ordem dos dois mil milhões de euros. As lojas da Wal-Mart serão incorporadas na cadeia de hipermercado da insígnia Metro.