Distribuição

ModCom aprova 953 projectos

Por a 27 de Julho de 2006 as 15:48

Do total de 1.472 candidaturas ao programa ModCom (Modernização do Comércio) vão ser apoiadas na primeira fase, que terminou em Junho, 953 projectos. Isto significa que houve uma taxa global de selecção de 88%, anunciou o secretário de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro.

Das taxas cobradas às grandes cadeias de Distribuição pelas licenças de abertura de novas superfícies comerciais vai ser canalizado um investimento global de 20 milhões de euros para os novos projectos, sendo que 15,6 milhões vão ser distribuídos pelos projectos individuais, 1,2 milhões de euros para os integrados e 3,2 milhões de euros para os projectos associativos. No total, os projectos vão representar um investimento de 62 milhões de euros.

Os projectos candidatos das regiões do Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo foram todos apoiados. Da totalidade dos projectos eleitos a grande maioria destina-se ao retalho alimentar (23%), vestuário e calçado (21%) e óptica (11%). São 1.565 os postos de trabalhos que estes projectos vão criar, sendo que 52% concentram-se na região Norte, 30% no centro e 18% no Sul. A segunda fase do ModCom vai ter início no final do Verão.