FMCG Vinhos

Os melhores do Dão

Por a 24 de Julho de 2006 as 14:46

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão) divulgou recentemente os premiados no concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor”, correspondente à colheita de 2005, ano em que, de acordo com os responsáveis pela CVR, «as condições climatéricas beneficiaram os vinhos produzidos na região».

Assim, no concurso promovido pela CVR Dão estiveram em prova um total de 163 amostrar pertencentes a 58 produtores, nas Categorias I (Vinhos Brancos), II (Vinhos Tintos); III (Vinhos Rosados) e IV (Vinhos Monovarietais – brancos e tintos), senda a Categoria III, uma novidade introduzida no “XLIV Concurso dos Melhores Vinhos do Dão no Produtor”.

O prémio «O Grande Vinho do Dão» foi atribuído a Quintas Aliança Dão – Sociedade Agrícola, S.A., na categoria IV. Nas categorias II e IV, vinhos tintos e por ordem de pontuação foram também distinguidos com medalha de ouro os seguintes produtores: Sociedade dos Vinhos Borges; Peter Viktor Eckert; Rosa Maria Pereira Albuquerque; Maria Cremilde Nunes Oliveira Pires Amaral; Quinta dos Roques; Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias; João Coelho Gouveia; Vinícola de Nelas; António Batista; António Canto Moniz, Unipessoal; Quinta de Lemos; Maria de Lurdes Coelho Ruy Ferreira dos Santos; Jorge de Almeida Ferreira dos Reis; Carlos Alberto Lucas da Graça; União Comercial da Beira; Adega Cooperativa de Silgueiros.

Nas categorias I e IV vinhos brancos foi distinguido com medalha de ouro, a Dão Sul – Sociedade Vitivinícola, S.A. e com medalha de prata, a Vinícola de Nelas; Quinta dos Roques e Dão Sul – Sociedade Vitivinícola. Por fim, a categoria III de vinhos rosados distinguiu com medalha de prata, José Joaquim da Silva Perdigão.