Distribuição

Supermercados ganham terreno aos hipers

Por a 19 de Julho de 2006 as 16:05

Aldi em portugal

Os supermercados aumentaram o volume das vendas em 27% face à subida de 13% dos hipermercados, nos oito últimos anos, depois do grande desenvolvimento dos grandes formatos nos anos 90. Segundo dados disponíveis no relatório anual do Banco de Portugal, os supermercados foram responsáveis por 50,8% do volume de vendas do retalho alimentar em 2004 e foi nas mercearias que as vendas mais caíram (42%).

A cadeias de discount contribuíram em força para aumentar a procura pelos espaços de dimensões mais pequenas, já que praticam preços baixos e obrigaram os supermercados a reestruturar a estratégia de preço e sortido. Outros factores que levaram à subida das vendas nos supermercados são o facto de os hipermercados fecharem aos Domingos e feriados, o que na prática significa menos cerca de um mês de vendas por ano, e as limitações à abertura de grandes superfícies comerciais. A tendência é para continuarem a aumentar as vendas, já que no ano passado abriram mais 56 supermercados em Portugal e a grande maioria dos novos pedidos de licenciamento comercial dizem respeito a formatos de dimensões médias.