Distribuição

Reino Unido campeão no online

Por a 18 de Julho de 2006 as 14:49

Online

O Reino Unido ultrapassou a Alemanha nas vendas efectuadas online no retalho, coroando-se “rei dos clicks”, diz um relatório divulgado recentemente pela Mintel. Apesar de se manter na liderança como maior economia europeia, as vendas efectuadas no retalho pela Internet na Alemanha foram suplantadas pelos internautas das terras de Sua Majestade m mais de 80 milhões de euros.

Na totalidade, foram realizadas vendas no valor de 9,79 mil milhões de euros no Reino Unido durante o ano de 2005, enquanto na Alemanha esse valor se ficou pelos 9,71 mil milhões de euros. Em terceiro lugar aparece a França, a longos “clicks”, com 6,5 mil milhões de euros.

O relatório da Mintel revela que Reino Unido, Alemanha e França foram responsáveis por 65% das vendas totais efectuadas no retalho pela Internet, avaliadas 40,2 mil milhões de euros. Os analistas salientam a subida fenomenal deste mercado, tendo crescido, de 2004 para 2005, mais de 51%, passando de 26,6 para os já referidos 40,2 mil milhões de euros, revelando que estas vendas no retalho representam somente 2% da totalidade do sector.

A Mintel prevê que as vendas no retalho efectuadas pela Internet registem um crescimento ainda maior, calculado em 186% entre 2005 e 2010, ultrapassando os 115 mil milhões de euros, fixando a quota perto dos cinco pontos percentuais. «O e-commerce está a ganhar cada vez mais adeptos nos diversos países europeus e é aceite como um canal “normal” de vendas no retalho», diz Neil Mason, sénior retail analyst da Mintel.

Esta realidade não quer, no entanto, dizer que as compras “físicas” efectuadas nas lojas desapareçam: «as lojas irão responder a esta tendência, tornando as compras físicas efectuadas nas lojas mais agradáveis e compensadoras, passando a existir uma interacção muito maior entre o vendedor e comprador». De acordo com a empresa responsável por este relatório, quase 2/3 (65%) dos adultos têm actualmente acesso à Internet, subindo este número para 80% no caso dos que trabalham. No caso do Reino Unido, a competição entre os fornecedores de Internet de banda larga resultou numa quebra nos preços e velocidades de acesso muito superiores, levando a que a navegação na world wide web se torne mais rápida e agradável.

Segundo a Mintel, chegados ao ano de 2010, as vendas online no retalho no Reino Unido, Alemanha e França deverão ultrapassar os 18 mil milhões de euros, respectivamente. Destes três países, França será o mercado que registará maior crescimento, referindo os analistas que a subida poderá ser de 200% entre 2005 e 2010, podendo chegar aos 19,6 mil milhões de euros.

O Reino Unido manter-se-á como maior mercado de vendas online no retalho, crescendo 102%, chegando a 2010 com vendas na ordem dos 19,8 mil milhões de euros, enquanto a Alemanha crescerá 93%, atingindo os 18,74 mil milhões de euros. Relativamente a outros países europeus, a Mintel salienta o desenvolvimento de mercados como Itália e Espanha. Enquanto no primeiro caso, as vendas em 2010 poderão chegar aos 13,24 mil milhões de euros, os nossos vizinhos espanhóis completam o Top5 com 10,88 mil milhões de euros, aparecendo os restantes países europeus com vendas abaixo dos 4 mil milhões de euros.