Distribuição

Casino vende na Polónia

Por a 17 de Julho de 2006 as 14:21

Casino

Decisão esperada há algum tempo, o grupo Casino anunciou a venda dos seus activos na Polónia, como parte da estratégia delineada no programa de Março de 2006. A venda dos activos polacos ronda os 884 milhões de euros, aparecendo a Metro, Tesco e General Electric como os compradores. Assim, a Casino vendeu a insígnia de hipermercados Géant à Real do grupo Metro por 224 milhões de euros, negócio que inclui 19 hipermercado e 7 projectos para abertura.

Os activos imobiliários subjacentes à presença da Casino na Polónia serão vendidos à General Electric´s GE Real Estate por um valor perto dos 55 milhões de euros, numa transacção que estará concluída durante o terceiro trimestre de 2006. A cadeia de supermercados discount Leader Price será adquirida pela Tesco num negócio que está calculado em 105 milhões de euros.

Adicionalmente, a Casino revela em comunicado que pretende vender o restante portfólio imobiliário, cujo valor de mercado ronda os 130 milhões de euros. Este portfólio inclui cinco estações de serviço, bem como estruturas ligadas à construção. Esta operação, revela o comunicado, permitirá à Casino reduzir o seu défice em 925 milhões de euros e terá um impacto positivo nos lucros imediatos. Ao nível da divida total da Casino, esta totalizará assim os 1,5 mil milhões de euros, uma redução significativa, tendo em conta a projecção feita em Março deste ano que calculava a divida nesta altura em dois mil milhões de euros.

Para o grupo Metro, a aquisição dos activos da Casino representará uma expansão da actividade na Polónia iniciada em 1997, aumentando para 49 os hipermercados da insígnia Real. A insígnia do grupo Metro reforçará também o número de funcionários, ultrapassando os 13 mil, criando um volume de vendas a rondar os 1,3 mil milhões de euros. Para Hans-Joachim Körber, CEO da Metro, «com esta compra, a Real está a ir ao encontro da estratégia de expansão delineada».

Já em relação à Tesco, a compra de 220 lojas discount Leader Price irá mais que duplicar a presença na Polónia (possui actualmente 107 lojas) e, segundo fonte do grupo, «ajudará a Tesco a fazer crescer o seu negócio no mercado polaco altamente fragmentado e competitivo».