FMCG Marcas

«Um passo atrás e um passo à frente»

Por a 14 de Julho de 2006 as 12:36

Rastreabilidade

«Um passo atrás e um passo à frente». Esta foi uma das frases mais ouvidas pelos oradores presentes no seminário “Rastreabilidade e Segurança do Produto Alimentar” que a SAP, fornecedor de software, e a Risa, empresa que produz software, promoveram para apresentar um novo produto. A ideia que pretendiam transmitir é a possibilidade de detectar um género alimentício e seguir-lhe o rasto ao longo de toda a cadeia alimentar, ou seja a noção de rastreabilidade.

Maria de Lurdes Gonçalves, inspectora da ASAE (Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica), explicou aos profissionais da Distribuição e Produção que «rastreabilidade não é segurança alimentar, mas sim uma ferramenta para gerir (inconformidades) uma crise alimentar», acrescentado que «a lei não obriga à implementação de uma linha de rastreabilidade interna mas é importante estimula o operador a fazê-lo».

Imagine-se o seguinte caso: um operador detecta que determinado produto está em inconformidade com que a lei, por exemplo, a rotulagem não respeita a legislação. Como vai este saber qual é o(s) lote (s) inconforme sem um sistema de rastreio? O que vai acontecer é que o operador vai ter de bloquear todos os lotes daquele produto. Ou seja, esta ferramenta de gestão é essencial para a actividade de qualquer operador da área alimentar e não alimentar.

O seminário contou ainda com a presença de Marcos Carreira, da Codipor, entidade gestora do GS1 (sistema standart), e com Filipe Figueiredo Costa, da Consulai, que explicou à plateia que ferramentas existem e como gerir incidentes na área alimentar.

Solução SAP e Risa

A SAP e a Risa disponibilizam uma nova solução conjunta que permite aos clientes implementarem nos seus sistemas uma aplicação SAP Business One que os habilita a cumprir as normativas comunitárias e nacionais em vigor sobre a rastreabilidade para produtos alimentares. A SAP salienta que, «com o intuito de responder a estas recentes exigências legais, é necessário por parte das organizações produtoras, transformadoras, distribuidoras e retalhistas, a implementação de sistemas de rastreabilidade que ajudem a determinar a origem, bem como a detectar um problema de segurança alimentar, de acordo com as expectativas dos consumidores para a qualidade e a segurança dos produtos adquiridos».

«É precisamente neste contexto que se insere a solução SAP/RISA. Esta solução trata-se de um instrumento capaz de corresponder rigorosa e eficazmente a todas as exigências legais nesta matéria, de forma extremamente rápida e eficiente» afirma Luís Urmal Carrasqueira, director de negócio para as PME em Portugal da SAP Ibéria.

Por sua vez, João Artur Rosa, presidente da RISA refere que «a pertinência da solução SAP/RISA para rastreabilidade e segurança alimentar, resulta das imposições legais impostas pela União Europeia» no âmbito dos Regulamentos CE 178-2002, CE 852-2004, CE 853-2004, CE 854-2004 e CE 322-2006, entre outros, «que vêm estabelecer rigorosas normas de segurança alimentar, rastreabilidade, codificação, identificação e higiene dos géneros alimentares a que estão obrigadas as empresas que desenvolvem actividades na União Europeia, das quais a codificação UCC/EAN 128 constitui um elemento de relevo».

De referir que a rastreabilidade define-se como a capacidade de detectar a origem e de seguir o rasto de um género alimentício, de um alimento para animais, de um animal produtor de géneros alimentícios ou de uma substância, destinados a ser incorporados em géneros alimentícios ou em alimentos para animais, ou com probabilidades de o ser, ao longo de todas as fases da produção, transformação ou distribuição, permitindo conhecer a história do produto. As normas de rastreabilidade exigem que todos os produtos estejam devidamente identificados e codificados, nomeadamente ao nível da sua proveniência e localização na cadeia de valor para, caso necessário, seja recolhido em tempo real.