FMCG Marcas

Kraft Foods compra United Biscuits

Por a 10 de Julho de 2006 as 15:36

kraft

A Kraft Foods Inc., empresa global de marcas alimentares e de bebidas, acaba de anunciar a aquisição das operações da United Biscuits (UB) em Espanha e Portugal. A compra da UB Ibéria e dos direitos sobre as marcas da Nabisco para os mercados espanhol e português está avaliada em 1.070 milhões de dólares (um pouco mais de 835 milhões de euros), sujeitos a certos ajustes inerentes ao fecho da operação. A aquisição é financiada através da assumpção de uma dívida de 548 milhões de dólares (aproximadamente 428 milhões de euros), emitida pelo negócio adquirido imediatamente antes da operação e por um valor de 522 milhões de dólares (408 milhões de euros) de reembolso do actual investimento da Kraft na UB, que principalmente consistia em obrigações (deep discounted securities). Este reembolso traduzir-se-á «no reconhecimento de um benefício único non-cash antes de impostos no valor de 243 milhões de dólares (cerca de 190 milhões de euros)», explica a Kraft Foods em comunicado.

Em comunicado a empresa revela que espera que a transacção esteja concluída «no terceiro trimestre», adiantando que «depois de fechado o negócio, a Kraft não manterá participações na United Biscuits ou em qualquer das suas afiliadas». De acordo com a empresa, «este acordo traz de volta à Kraft os direitos sobre todas as marcas registadas da Nabisco, incluindo a Oreo e Ritz, para a União Europeia, Europa de Leste, Médio Oriente e África. Esta operação contribui para reforçar a liderança global da Kraft no sector das bolachas e proporciona uma plataforma para acelerar o crescimento nesta categoria-chave, tanto nos mercados consolidados, como nos mercados em crescimento».

Para além das marcas da Nabisco, as operações da UB em Espanha e Portugal incluem marcas de bolachas líderes, tais como a Fontaneda, Filipinos, Artiach, Chiquilín e Triunfo, assim como a líder ibérica de sobremesas instantâneas: Royal. O acordo também inclui o negócio das carnes em conserva, tomate e sumos de fruta da UB na Península Ibérica, que comercializa marcas como Ápis e Fruco. Também se incluem no negócio sete fábricas da UB e 1.300 colaboradores ao nível da Península Ibérica.

De referir que os negócios da UB em Espanha e Portugal geraram receitas líquidas de superiores a 312 milhões de euros, em 2005. Completada a operação de aquisição, o grupo revela que «a Kraft duplicará a sua dimensão na Península Ibérica, tornando-se uma das 10 maiores empresas de alimentação nesta área. As marcas adquiridas têm uma forte presença nos lares portugueses e espanhóis e posicionam a empresa como líder no mercado de bolachas (que são dos mercados onde esta categoria regista maiores taxas de crescimento em toda a UE) e de sobremesas instantâneas, dos dois países», refere ainda o comunicado. Esta liderança junta-se às posições de topo já assumidas pela Kraft nas categorias de queijo para barrar, queijo processado e bebidas refrescantes em pó.

A união da Kraft Foods e da United Biscuits na Península Ibérica resultará numa empresa com mais de 2.000 colaboradores e 11 unidades produtivas. Às actuais fábricas da Kraft situadas em Hospital de Órbigo (León), Zamora, Mahón (Menorca) e Dos Hermanas (Sevilla), esta operação acrescenta as da UB em Mem Martins (Portugal), Montornés del Vallés (Barcelona), Orozko (Vizcaya), Viana (Navarra), Mérida, Montijo e Don Benito (Badajoz).

Hugh Roberts, presidente da Kraft International Commercial, conclui que “estamos muito satisfeitos por poder expandir significativamente o alcance global das nossas marcas de bolachas da Nabisco, ao recuperar as licenças que a UB detinha desde 2000. Com o nosso vasto portfólio de marcas, esperamos conseguir um crescimento ainda mais rápido nesta categoria-chave».

Acerca desta aquisição do negócio português e espanhol da UB por parte da Kraft, Joachim Krawczyc, group vice-president da Kraft e presidente da Kraft na UE, afirmou: «Este acordo catapulta-nos para a primeira posição no mercado Ibérico de bolachas e sobremesas instantâneas. Neste sentido, adquirimos grandes marcas e talentos de grande valor, que estamos felizes por se juntarem à família Kraft».