Distribuição

Comércio a retalho aumenta 2,4%

Por a 30 de Junho de 2006 as 16:28

comercio a retalho

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a Maio de 2006, as vendas no comércio a retalho aumentaram 2,4%, em termos homólogos. Esta evolução representa uma aceleração das grandes superfícies face aos pequenos estabelecimentos. Em relação ao mês anterior, as vendas no comércio a retalho cresceram 0,5%.

O Instituto apurou ainda que a venda de produtos alimentares aumentou 0,6% em Maio deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano transacto, mas em relação ao mês de Abril de 2006 as vendas alimentares caíram 1,2%. Quanto aos produtos não alimentares o volume de negócios cresceu 3,9% em Maio face ao ano passado, enquanto que, relativamente a Abril, os retalhistas viram as suas vendas aumentar 1,9%.

Em relação a Maio de 2005, o retalho alimentar dos pequenos lojistas registou uma quebra no volume de negócios de 5,6% contrariamente ás médias e grandes superfícies que cresceram 1,8%. Daqui se conclui que o consumidor português elege as médias e grandes superfícies comerciais para efectuar as suas compras.