FMCG Vinhos

Sogevinus compra Barros e Kopke

Por a 19 de Junho de 2006 as 15:10

Sogevinus

Um ano após a aquisição da J. W. Burmester, o grupo Sogevinus alargou a sua presença no sector do Vinho do Porto com a compra da Barros, Almeida & Ca. – Vinhos, S.A. e da C. N. Kopke & Ca., Lda. Com esta operação o grupo Sogevinus duplica o volume de facturação e alcança 11% de quota de mercado, passando a ser o quarto maior grupo do sector. Em comunicado, a Sogevinus revela que os stocks de vinhos do Porto ficam avaliados em 23 milhões de euros e os DOC Douro em dois milhões.

Neste negócio foram ainda incluídas as quintas no Douro: Quinta de S. Luiz e a Quinta de D. Matilde, ficando a primeira situada na margem esquerda do rio Douro, perto do Pinhão. Com a remodelação levada a cabo em 1999, foi implementada a mais moderna tecnologia de vinificação, cuja produção representa cerca de 13,5% do volume total de facturação. As castas predominantes são a Touriga Francesa, Touriga Nacional, Tinta Barroca e Tinta Roriz. No total, o Grupo passa a deter 418 hectares de vinha na Região Demarcada do Douro, dos quais 218 hectares são de área cultivada, tendo todas as quintas a classificação de letra A, a melhor classificação possível. Conta ainda com um centro de vinificação de 40.000 m2 situado em S. Martinho de Anta.

A Barros Almeida, fundada em 1913, permaneceu nas mãos da família com o mesmo nome até à data, enquanto a Kopke foi fundada em 1638, sendo a mais antiga empresa exportadora do sector. Ambas as empresas dedicam-se à produção e comercialização de vinhos do Porto e DOC Douro.

Com esta aquisição, o Grupo «torna-se líder nas categorias superiores, nomeadamente nas colheitas, e passa a ter uma produção anual de cerca de 11 milhões de garrafas. Este investimento traduz o objectivo da Sogevinus em ampliar o seu portofólio de marcas de uma forma sustentada e aumentar a sua área de actuação, como é o caso da aposta na oferta enoturistica que começou com a recente remodelação das Caves Cálem, que já lhe proporcionaram o prémio internacional “Best of Wine Tourism” na categoria de arquitectura.