FMCG Vinhos

Monopólio sueco em tribunal

Por a 8 de Junho de 2006 as 12:34

O sistema de Monopólio sueco vai ser levado ao Tribunal de Justiça Europeu, revelou a representante da Comissão Europeia, Caroline Stege, à revista Decanter. Após mais dois casos apresentados pela União Europeia contra a Suécia – reclamando que o sistema de Monopólio sueco viola o princípio de livre circulação de bens – a queixa será apreciada no Verão ou início do Outono.

Apesar de fazer parte da União Europeia desde 1995, o Governo sueco ainda possui o monopólio do retalho das bebidas alcoólicas, com aproximadamente 400 lojas, restaurantes e serviços de catering, uma prática restritiva que proíbe a compra de vinhos por parte de distribuidores independentes.

A maior parte das criticas relativamente ao sistema de Monopólio escandinavo – A Noruega e Finlândia têm sistemas próprios – provêem, fundamentalmente de empresas de vinhos com websites na Internet. Muitas dessas empresas revelam que as vendas através da Internet por toda a Europa têm tido bons resultados, excepto na Escandinávia.

Nas palavras do sommelier da distribuidora ChateauOnline – empresa com vendas na Internet – «esta medida seria melhor para o consumidor sueco, uma vez que o Monopólio representa somente 2.000 vinhos de todo o mundo, enquanto só no nosso site estão disponíveis 5.000 vinhos mundiais».