FMCG Marcas

Danone reforça aposta na fruta portuguesa

Por a 7 de Junho de 2006 as 17:34

A produção de iogurtes com fruta com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), projecto que a Danone Portugal lançou em Junho do ano passado, permitiu à marca atingir óptimos resultados em termos de vendas e o escoamento de mais de 500 toneladas de fruta qualificada. O projecto estende-se agora à amêndoa Douro (DOP) e neste sentido mais uma cooperativa, a Amendouro, vai juntar-se ao leque de fornecedores. A linha «Puro Danone» conta já com Natural, Aromas e Pedaços, estando estes últimos disponíveis nas variedades ananás dos Açores (DOP), mel da Terra Quente (DOP) e nozes, pêra rocha do Oeste (DOP), maçã da Alcobaça (IGP), cereja da Cova da Beira (IGP), pêssego da Cova da Beira (IGP) e morango vindo do Ribatejo, para além da já referida amêndoa do Douro. Segundo a empresa, a criação destas variedades foi inovadora, já que foi a primeira vez que a agro-indústria portuguesa utilizou produtos DOP e IGP como matéria-prima.

Constatada a adesão dos consumidores ao produto, a Danone pretende, em 2006, reforçar a parceria com os produtores frutícolas, que são já 626, continuando a apostar na fruta nacional de qualidade. Se o impacto na agricultura se mostra positivo, os resultados de mercado também superaram as metas, tendo o Puro Danone alcançado, em 2006, a liderança no segmento de Pedaços. De acordo com dados Nielsen divulgados pela empresa, a quota de mercado da marca neste segmento passou de 8% em 2005 para 18% em 2006 em volume e de 10% para 20% em valor. O segmento Pedaços representa cerca de 8% do mercado total de iogurtes, o qual tem crescido a uma taxa média de 10% nos últimos dez anos.

O envolvimento da Danone com produtores nacionais não se resume à fruta, já que a empresa trabalha com 36 produtores de leite, das Regiões da Beira Interior, Ribatejo, Oeste e Alentejo, aos quais compra cerca de 50 milhões de litros por ano.

Em termos de objectivos, para 2006, a marca pretende reforçar o relacionamento com os produtores frutícolas e continuar a valorizar os produtos nacionais de qualidade. Para isso quer escoar mais 300 toneladas de fruta de produtores frutícolas e vai investir entre 3,5 e 4 milhões de euros em publicidade para reforçar a ligação entre o consumidor e a marca. Há 16 anos em Portugal, a Danone detém 40,8% de quota de mercado e obteve, em 2005, um volume de negócios de 181 milhões de euros. A empresa tem a sua sede e fábrica em Castelo Branco onde produz 95 referências de produto.