Bebidas

São Martinho

Por a 1 de Junho de 2006 as 14:00

Como tem evoluído o mercado português no sector das águas engarrafadas (crescimento, dinâmica e inovação)? Quais os segmentos com maior potencial de crescimento (águas lisas, gaseificadas e com sabores)?

Em 2005 o consumo de águas foi de 903.76 milhões de litros e 967.44 milhões de vasilhas, apresentando assim um crescimento face a 2004 de 9,27% em litros e 3,01% em vasilhas. Crescimentos bastantes superiores aos apresentados no ano anterior (dados Apiam).

O mercado das águas em 2005 caracterizou–se essencialmente por dois factores: o crescimento acentuado das marcas próprias e o aparecimento de águas funcionais.

A guerra das marcas próprias que apareceu em 2004, com acentuado crescimento em 2005, fez com que o mercado sofresse grandes alterações, quer ao nível da oferta dos produtos quer influências directas nos preços.

Outra grande mudança foi o aparecimento de águas funcionais que no nosso País ainda se resume a água com sabores mas na Europa esta nova categoria de bebidas já inclui água com sabores, light, e águas que representam uma mais valia para a saúde. As águas lisas são ainda as que apresentam uma maior potencialidade de crescimento uma vez que o nosso consumo per capita ainda se encontra longe do consumo per capita dos países europeus.

Quanto vale a marca própria deste produto no mercado português, nomeadamente nas águas lisas?

Neste momento, as marcas próprias crescem no mercado e competem com as marcas dos fabricantes. Com o aumento de lojas “discounters” as marcas próprias têm tido grandes crescimentos, os hipermercados e supermercados para concorrerem com estas lojas também lançaram as suas marcas próprias estando neste momento muitos distribuidores com mais de 2 marcas próprias. A água lisa é um produto com pouca diferenciação aliado ao baixo poder de compra dos consumidores. O preço é um factor de muito peso, daí o forte crescimento destes produtos.