Mercado belga é o mais acessível

Por a 1 de Junho de 2006 as 14:00

Mercado belga é o mais acessível

A Bélgica continua a liderar o ranking europeu das melhores localizações para instalar plataformas logísticas. Portugal continua a perder pontos graças à escassez de projectos de infra-estruturas na rede de transportes.

A Bélgica ocupa o primeiro lugar no ranking das melhores localizações europeias para instalar plataformas logísticas pela segunda vez consecutiva. A conclusão retira-se do estudo bianual European Distribution Report 2006 da consultora imobiliária Cushman & Wakefield.

O elevado desenvolvimento de infra-estruturas na rede de transporte e os reduzidos custos de arrendamento dos imóveis logísticos são os factores que levam a Bélgica à liderança do ranking. Portugal desce uma posição face ao estudo de 2004 e ocupa a 12ª posição. “Portugal continua a afastar-se do centro e leste da Europa em termos de distribuição e logística. A distância geográfica é real, no entanto, a falta de implementação de projectos de infra-estruturas portuárias e ferroviárias continua a limitar a participação do nosso País nas grandes redes europeias de distribuição”, alerta a directora do departamento industrial da Cushman & Wakefield, Ana Gomes.

O segundo lugar pertence à França, seguida da Holanda e da República Checa. Na quinta posição surge a Polónia, que sobe um degrau face ao estudo levado a cabo há dois anos. Os países da Europa Central “estão a beneficiar da mudança de localização de muitos operadores logísticos da Europa Ocidental para o Leste para reduzirem custos. Há também que ter em consideração o forte desenvolvimento dos mercados de retalho destes países, a melhoria na rede de transportes e a sua recente entrada na União Europeia. Os últimos postos do ranking são ocupados pela Espanha e Suécia. De destacar que o país vizinho desceu dois lugares face ao último estudo.

Factores decisivos

O estudo analisa factores fundamentais à tomada de decisão dos operadores logísticos em relação à localização das plataformas logísticas: custos imobiliários, de mão-de-obra, acessibilidade, tráfego das estradas, frotas e disponibilidade de terrenos e imóveis.

Polónia, República Checa e Áustria oferecem os custos imobiliários mais baixos. Reino Unido, Espanha e Irlanda são os países que apresentam custos imobiliários mais elevados. Quanto aos mercados com maior acessibilidade, estes são a Bélgica, a República Checa e a Holanda. Portugal ocupa a terceira posição no ranking dos países onde o mercado é menos acessível. O primeiro e segundo posto pertencem à Suécia e Rússia, respectivamente.

No que diz respeito aos custos de mão-de-obra, esta é mais barata na Rússia, seguida da Polónia e da Hungria. O tráfego das estradas é menos intenso na Rússia, Hungria e Irlanda. Quanto aos mercados com mais frotas, o ranking é liderado pelo Reino Unido, seguido da Alemanha e França. Por último, a Áustria é o país com maior disponibilidade de terrenos e imóveis.