FMCG Vinhos

APCOR saúda empenho em torno da cortiça

Por a 17 de Maio de 2006 as 14:20

cortica

Depois de ontem termos noticiado a publicação de um relatório realizado pelo World Wide Fund (WWF), deixando um alerta para a preservação das florestas de sobro, condição para a sustentabilidade de um ecossistema inigualável e da economia das regiões que delas dependem, a APCOR (Associação Portuguesa da Cortiça) saúda o apelo deixado por esta prestigiada associação ambientalista que reconhece na fileira da cortiça uma importância inigualável para as regiões mediterrânicas e, em especial, Portugal, como líder na produção e transformação da cortiça.

O surgimento, com cada vez mais relevância, de vedantes alternativos, leva a APCOR a assinalar todo o trabalho que está a ser levado a cabo pela indústria, com sucessivos e graduais investimentos na qualidade do seu produto nobre, prevendo repercussões positivas num futuro próximo. «Esta situação já se verifica em importantes mercados internacionais como os EUA e a Austrália, que, após a experiência com outros vedantes, voltam a considerar a cortiça como vedante preferencial», afirma o presidente da APCRO, António Amorim.

Esta preferência já é demonstrada pelos recentes estudos realizados, como por exemplo nos Estados Unidos e inserido na Campanha Internacional da Cortiça, constatando que nove em cada dez consumidores pensam que um vinho que não esteja vedado com cortiça é sinónimo de um vinho de baixa qualidade. Em 2005, o inquérito on-line da Wine Spectator revelou que 81% dos consumidores preferem rolha de cortiça, enquanto que apenas 18% preferem as cápsulas de alumínio. Um ano antes, a Wine Intelligence, um líder mundial na consultadoria da área vinícola, conduziu um estudo sobre as atitudes dos consumidores norte-americanos face a dois tipos de vedante: rolhas de cortiça e cápsulas de alumínio. Dois terços dos inquiridos consideram que é positivo comprar um vinho vedado com cortiça, 52% rejeitam as cápsulas de alumínio e apenas 1% disseram que não gostavam de beber vinho vedado com cortiça.