FMCG Vinhos

Cortiça ameaçada

Por a 15 de Maio de 2006 as 17:53

De acordo com um relatório realizado pela organização internacional World Wild Fund (WWF), 75 por cento da área de cortiça da bacia mediterrânica estão ameaçados. O alto risco de desertificação e incêndios florestais, bem como o aumento dos vedantes de plástico e alumínio estão na base desta ameaça que afecta países como Portugal, Espanha, Argélia, Marrocos, Itália, Tunísia e França.

O relatório “A cortiça está ameaçada?”, divulgado a poucos dias do início da 26.ª edição da International Wines & Spirits Fair, em Londres, refere que aproximadamente dois milhões (metade do tamanho da Suíça) dos 2,7 milhões hectares de floresta e montados de sobreiro existentes actualmente, estão em risco. Representando uma fonte de rendimento para mais de 100 mil pessoas, a utilização da cortiça como vedante, maioritariamente no sector do vinho, abarca cerca de 70 por cento do mercado da cortiça, levando Rebecca May da WWF do Reino Unido a admitir que «é vital que as indústrias do vinho e cortiça mantenham o valor económico da cortiça, de modo a assegurar a sobrevivência das florestas de sobreiro».

Todos os anos são produzidos mais de 15 mil milhões de rolhas de cortiça e vendidos à indústria do vinho, pelo que o cenário do crescimento de quota do mercado dos vedantes alternativos poderá levar a que estes, conclui o relatório da WWF, possuam 95 por cento do mercado já em 2015.