Não Alimentar

Novos rótulos na protecção solar

Por a 5 de Maio de 2006 as 12:36

A Comissão Europeia considera que a multiplicidade de indicações presentes nos rótulos e embalagens dos produtos de protecção solar é confusa e por vezes enganadora. Por isso, Bruxelas vai preparar novas recomendações para que os produtos ostentem, a partir do próximo ano, um sistema de rotulagem que seja, de acordo com a instituição, «normalizado, simples e compreensível». Estas recomendações serão elaboradas após uma consulta pública que a Comissão está a lançar. É defendido que «devem suprimir-se indicações que sugiram uma protecção total, como ecrã total» ou expressões susceptíveis de criar confusões como «à prova de água». Para além disto, deve ser objecto de preocupação a simplificação das indicações dos rótulos, tais como, «100% anti UVA/UVB/IR» ou «espectro de absorção UVB30».

Para o vice-presidente da Comissão, Günther Verheugen, «a actual situação é intolerável. A melhor solução é recomendar à indústria que se comprometa a rotular adequadamente os protectores solares». Ficou, no entanto, em aberto a possibilidade de transformar estas recomendações num acto legislativo europeu, de características obrigatórias, caso sejam ignoradas. Isto porque segundo a Comissão Europeia, «os consumidores devem ser sensibilizados para o facto de que nenhum protector solar protege a 100% contra as radiações UV perigosas. Uma protecção solar insuficiente implica graves riscos sanitários, como o cancro da pele. Os cidadãos da UE devem ser plenamente informados dos benefícios e limitações dos protectores solares». Para além desta informação o mesmo organismo defende que, «nos rótulos, devem constar avisos claros e compreensíveis, bem como instruções igualmente compreensíveis, para que o consumidor saiba como utilizar correctamente o produto».

As loções especiais para bebés foram igualmente mencionadas, visto que estes produtos dão «a impressão enganadora de que protegem suficientemente» aqueles que são especialmente sensíveis às radiações solares. O mercado europeu de produtos solares representou em 2004 um volume de negócios de cerca de 1,3 mil milhões de euros, tendo crescido quatro por cento em 2005.