Distribuição

Jerónimo Martins cresce

Por a 3 de Maio de 2006 as 16:34

O Grupo Jerónimo Martins registou, no primeiro trimestre de 2006, resultados líquidos na ordem dos 17,3 milhões de euros o que corresponde a um acréscimo de 3% em relação ao período homólogo de 2005. As vendas consolidadas do grupo aumentaram 10,1%, e no que se refere aos indicadores de desempenho financeiro observa-se uma melhoria de 27% nos encargos financeiros.

O modelo de negócio do Pingo Doce continua a gerar resultados positivos com o crescimento like-for-like a atingir os 6,9%. Para o sucesso da insígnia tem contribuído o aumento das vendas da marca própria (34% face a 2005), a politica de preços e a contínua aposta na remodelação das lojas.

No Feira Nova denotou-se um impacto negativo na evolução das vendas, pois segundo explica a empresa, ausência da Páscoa no 1º trimestre, ao contrário do ano transacto, resultou em cerca de menos 2% no like-for-like. A marca inaugurou duas novas lojas, com uma área média de 2.250 m2.

Quanto ao Recheio manteve as vendas ao nível do ano anterior conseguindo compensar a queda registada nas vendas ao canal tradicional com o crescimento de 2,7% das vendas no Canal Horeca. A cadeia Biedronka conta com mais 89 lojas do que no mesmo período de 2005 e atingiu um crescimento like-for-like, em termos de vendas, de 6,4%.

A evolução positiva das vendas no 1º trimestre reforça a confiança da gestão no aumento de capacidade competitiva do Grupo, salienta a empresa em comunicado, e para o grupo as «insígnias de retalho estão preparadas para acelerar a expansão e melhorar a sua quota de mercado». Para além disto, a «expansão para a Polónia vai ser acelerada de forma a aproveitar a oportunidade de consolidação da liderança da Biedronka».