Não Alimentar

Perfumaria e cosmética atingem 762 milhões

Por a 10 de Abril de 2006 as 14:54

Segundo um estudo da DBK, empresa espanhola de estudos de mercado, o mercado português de perfumaria e cosmética alcançou no ano transacto 762 milhões de euros, o que representa um crescimento de 6,1% em relação ao exercício anterior. Os produtos para o cuidado do cabelo representam 34% do mercado total, os de limpeza e cuidado da pele 23% e 21% respectivamente, quanto à perfumaria registou 16% e a maquilhagem atingiu os 6%. Contudo, os produtos importados aumentaram a sua quota de mercado nos últimos anos, passando de 85% em 2001 a 92% em 2005, o que significa, que as vendas atingiram neste ano, 700 milhões de euros. As importações do nosso País, no que respeita a produtos de perfumaria e cosmética, são essencialmente de outros países europeus, como a França e Espanha, cuja quota conjunta representa 60% das importações.

Existem a operar em Portugal cerca de 200 empresas importadoras deste tipo de produtos, no entanto, nem todas desenvolvem uma actividade constante no mercado. Quanto aos níveis de concentração, observa-se uma percentagem de 42,1% para as cinco primeiras empresas e 60,6% para as dez primeiras empresas.

Segundo este estudo, pode dizer-se que o mercado português do sector da perfumaria e cosmética tem um «significativo potencial de crescimento», não obstante, da previsível desaceleração do ritmo de crescimento do consumo privado durante 2006 e 2007 factor que provocará que as taxas de crescimento se situem abaixo das registadas em 2004 e 2005. O estudo da DBK, estima que com as taxas de crescimento do mercado em torno dos 5% anuais, o que levará este mercado a atingir cifras no valor de 845 milhões de euros. Prevê-se a intensificação da concorrência entre as empresas do sector, especialmente no segmento do grande consumo e serão os produtos de cuidado do cabelo e pele a registar o maior incremento.