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Resultados Ibersol

Por a 29 de Março de 2006 as 19:06

pizza hut

A Ibersol obteve uma evolução de 2,2% no seu volume de negócios consolidado, tendo atingido 142,4 milhões de euros em 2005, contra 139,4 no ano anterior. O resultado operacional fixou-se nos 14,6 milhões de euros face a um EBITDA de 24 milhões. Os resultados líquidos situaram-se nos 9,2 milhões de euros, num balanço que conta com 13,6 milhões de euros investidos. A empresa conta actualmente com 250 unidades em Portugal, as quais facturaram 121 milhões de euros, e mais 45 lojas de restauração em Espanha, que envolvem montantes de 15,5 milhões de euros. Contudo, o mercado português mostrou-se bem mais moderado, uma vez que evoluiu apenas 1,7% face aos 7,5 pontos registados em Espanha. Será preciso ter em atenção, todavia, que a base de partida espanhola é bem mais pequena, o que obviamente permite variações mais significativas.

Durante o exercício, a Ibersol abriu 30 lojas próprias, 26 em Portugal e quatro em Espanha. Inversamente, encerrou nove unidades a nível nacional e ainda três franquias em Espanha. No final do ano, o grupo operava 295 unidades próprias, como se disse, mais 35 contratos de franquia, 27 em Espanha e sete em Portugal. Por aqui se vê a diferença de estratégia, com a grande maioria das lojas a serem geridas pela própria Ibersol em Portugal, enquanto no país vizinho a tendência é mista entre regime de franchising e gestão própria.

Das várias marcas da empresa no mercado nacional, destaca-se claramente a Pizza Hut, responsável quase metade (55 milhões de euros) das vendas da companhia, apesar de um decréscimo de 1,8% em relação ao ano anterior. A KFC cresceu 2,5% na facturação, enquanto a Pans + Bocata, que a empresa considera em conjunto, evoluíram 3,9 pontos. Na verdade, todas as insígnias cresceram de forma positiva, excepto a já citada Pizza Hut. Em Espanha a Pizza Móvil cresceu 4,4%, sendo a principal insígnia nesse mercado, pois factura 13,5 milhões de euros face a um universo de 15,5 milhões em vendas. A Pasta Caffé, a outra marca explorada no mercado espanhol, cresceu 36,4%, mas a facturação ainda está abaixo dos dois milhões de euros, quatro vezes menos do que em Portugal.

A venda de matérias-primas aos franqueados situou-se nos 4,6 milhões de euros, revelou ainda a Ibersol. Ao nível financeiro, a margem EBITDA, com os valores já descritos acima, cresceu 2,6%, tendo representado 16,8% das vendas. O resultado operacional cresceu 1,7% face ao ano anterior, mas segundo a empresa foi afectado pela facto de ter adoptado os IAS/IFRS na contabilidade, o que faz os valores serem condicionados pelo encerramento de unidades. O resultado líquido consolidado, calculado em 9,2 milhões de euros, foi 10% mais alto do que um ano antes, enquanto o endividamento estava em 18 milhões de euros em 31 de Dezembro, menos 6,5 milhões do que no final de 2004. O passivo consolidado alcançou 64 milhões de euros, uma redução de cinco milhões por comparação com o exercício anterior.