Bebidas

Nutricafés em novas mãos

Por a 22 de Março de 2006 as 18:16

Nicola

A Inberpor, sociedade detida pela Sumolis (20%) e Caixa Geral de Depósitos (80%), anunciou a venda da Nutricafés a uma sociedade gestora de fundos de Private Equity que dá pelo nome Explorer Investments, Sociedade de Capital de Riscos, S.A. «O valor da alienação situar-se-á no intervalo entre 67 e 71 milhões de euros, deduzido do montante da respectiva divida remunerada líquida, dependendo o valor final de ajustamentos que só se concretizarão após o fecho da operação, o qual se prevê venha a ocorrer a 31 de Março», lê-se no comunicado da empresa.

A Caja de Badajoz e a Caixanova integram a estrutura accionista da Explorer Investments. A sociedade tem como principal objectivo desenvolver a actividade Private Equity (modalidade de financiamento empresarial), disponibilizando capital às empresas. Os investimentos (montante mínimo de 3 milhões) traduzem-se em participações, minoritárias ou maioritárias, por um período de tempo que varia entre 4 e 6 anos, consoante a maturidade do projecto.

A papel da sociedade nas empresas não se limita à participação no capital mas também à tomada de decisões de carácter comercial, operacional ou financeiro. Desta forma, é nomeado um administrador da Explorer Investments na empresa que tem influência decisiva na gestão da participada. Os mecanismos de desinvestimento são a dispersão em bolsa, venda da empresa a terceiros ou aos accionistas originais.