FMCG Marcas

Panrico concentra negócio

Por a 20 de Março de 2006 as 17:32

A Panrico anunciou recentemente o seu plano estratégico para os próximos cinco anos. A empresa detida pelos fundos de investimento geridos pela companhia britânica Apax Partners WorldWide LLP, pretende concentrar os seus esforços na Penísula Ibérica e desinvestir noutros mercados onde detém actividade, como, são exemplo, a Grécia e a China, por estes mercado não fazerem parte dos actuais objectivos do grupo. Segundo a imprensa espanhola, a fabricante já alienou a sua participação numa fábrica e uma distribuidora a operar na Grécia. Por sua vez, na China, a companhia pretende vender os 95% de participações que detém numa sociedade produtora de panificação que factura anualmente 10 milhões de euros. As alienações vão permitir investir na actividade da Península Ibérica, onde a empresa já detém 14 unidades fabris. Em Portugal, a empresa detém duas fábricas, que representaram, em 2004, 13% da facturação total do grupo, cerca de 89 milhões de euros.

O plano estratégico inclui ainda a reestruturação da empresa, desde a direcção aos centros de distribuição. Joan Cornudella, administrador delegado da Panrico, afirmou, em conferência de imprensa, que o processo já se encontra concluída. Assim, a Panrico deixará de escoar os seus produtos em países como a França, Itália, Grã-Bretanha e Holanda.

A empresa que comercializa marcas como Donuts e Bollycao quer atingir uma facturação anual de mil milhões de euros em 2010, ou seja o objectivo é duplicar as vendas líquidas registadas em 2005, que se cifraram em 550 milhões de euros. Aumentar o cash flow operacional, dos 83 milhões de euros actuais para os 200 milhões de euros, é outros dos grandes objectivos do plano estratégico. Joan Cornudella revelou ainda que «procura activamente» eventuais aquisições na Península Ibérica.

A partir da nova estratégia foi criada um departamento com a tutela do desenvolvimento empresarial que tem por foco operações de aquisição. O alvo são as empresas com actividade semelhante às da Panrico.