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Saloio lança Islo no mercado espanhol

Por a 16 de Março de 2006 as 17:50

Com o objectivo de reforçar a presença em Espanha, a Saloio vai lançar naquele mercado a marca Islo. O queijo Cabreta e a gama Especial Saladas, produto que combina queijo aos quadrados preparado com temperos seleccionados, bem ao gosto dos consumidores do país vizinho, constituem as apostas do grupo. A entrada em Espanha conta com um investimento de 100 mil euros e resulta de uma parceria estratégica com a empresa espanhola de lacticínios Árias.

O objectivo da estratégia é aumentar em 50 por cento as vendas internacionais, «um indicador que ultrapassou os 25 milhões de euros no exercício de 2005», revela a empresa. De referir que a primeira gama da Saloio exportada para o país vizinho – Mestre Queijeiro Lusitano – concretizou-se em 2003 e mantém-se em pontos de venda de referência, como são exemplo os armazéns El Corte Inglés e os supermercados Hipercor. Na meta de vendas a atingir no mercado estrangeiro também terá influência a recente aposta do grupo em Angola.

Iniciada no ano passado, a entrada da empresa na ex-colónia portuguesa «consolida-se este ano com mais de uma dezena de queijos já referenciados nas principais cadeias de Distribuição, como, por exemplo, a Auchan, a Shoprite e o Intermarkt, entre outros», explica a empresa. Com cinco meses de presença naquele mercado, através da parceria com o distribuidor local Oxbow, Angola já representa 8% do total das exportações da companhia. «Na nossa estratégia de exportação, a existência de um parceiro local com know how e experiência locais é fundamental», sublinha Clara Moura Guedes, Administradora-Delegada da Saloio.

A inovação é uma constante na empresa e constitui a principal via de crescimento. «Os 15 produtos lançados no ano passado representam 10% do total facturado pelo grupo», revela a empresa. A gama de cabra Palhais é exemplo disso. Lançada em 2004, registava uma penetração de 28% no ano seguinte e «tornou-se líder da categoria Queijos de Cabra, com 57% da quota em valor. Palhais foi também líder em crescimento, conseguiu subir 5% num segmento de desceu 5 pontos percentuais nas vendas em volume. Também a gama de requeijões, que resultou da inovação Saloio, cresceu 3,2 por cento no ano passado», acrescenta a companhia. Para 2006, a empresa tem na manga outros projectos, dos quais revelou um: a Saloio tem em curso o desenvolvimento de um queijo para comer à colher.