Distribuição

Operadores de discount com mais 25 licenças

Por a 8 de Março de 2006 as 17:38

Discount

O Governo autorizou a instalação de mais 96 espaços comerciais, segundo a Direcção-Geral da Empresa. A grande nova é que as empresas de discount obtiveram mais de metade das autorizações concedidas aos operadores de retalho alimentar, ou seja 25 unidades. Para a área alimentar foram concedidas no total 44 unidades. Por sua vez, para o retalho especializado mais 48 e outras três para a instalação de centros comerciais. A última actualização é datada de 1 de Março de 2006.

A Aldi, que já tinha adquirido duas licenças na última actualização (13 de Janeiro de 2006), ganha mais duas autorizações para instalar lojas com uma área de 900 metros quadrados. Odemira e Santiago do Cacém, no Alentejo, Caldas da Rainha e Setúbal são as regiões escolhidas pela operadora alemã. Às cinco licenças obtidas, na última actualização, pelo Intermarché, para lançar a insígnia Netto juntam-se agora mais quatro. As localizações passam pelos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Santarém e Coimbra.

Quanto à Lidl, detida pelo grupo alemão Schwarz, passa a contar com mais seis licenças, totalizando 50 unidades. No que diz respeito ao Plus, insígnia detida pela Tengelmann, este ganha três licenças, atingindo 46 espaços comerciais. Por último, a insígnia do Carrefour – Minipreço – que conta agora com 50 autorizações, tendo conseguido arrecadar mais 12 licenças. Ao abrigo do novo regime de licenciamento, os operadores de hard discount já obtiveram um conjunto de 160 autorizações. De referir que algumas das aberturas mencionadas já se entraram em funcionamento.

O grupo Jerónimo Martins foi contemplado com 17 aprovações. A insígnia Feira Nova obteve cinco novas licenças, contabilizando um total de 23 licenças desde de que entrou em vigor o novo regime de licenciamento. Já o Pingo Doce adquiriu 32 autorizações também a partir dessa data. Nesta última revisão a insígnia foi contemplada com 12 supermercados. Por sua vez, o Carrefour vai instalar mais um hipermercado no País. A Auchan, por outro lado, não obteve novos licenciamentos, continuando a contar apenas com quatro autorizações. Quanto à Modelo Continente, esta foi a empresa a conseguir o maior número de aprovações. O retalho especializado continua a ser a grande aposta do grupo português. Por último, Os Mosqueteiros obtiveram cinco autorizações para a insígnia Intermarché.

As autorizações para instalação de centros comerciais continuam a ser reduzidas. Segundo a última lista fornecida pela Direcção-Geral da Empresa foram concedias três licenças para a abertura de grandes superfícies, que perfazem nove juntando às seis já concedidas.